Para refletirmos
juntos nesta semana, compartilho a frase de Pascal “Aquele que duvida e não
investiga, torna-se não só infeliz, mas também injusto.” destacando que quando
tomam-se decisões sem pesquisar e ter presente as bases da informação, fica-se
sujeito a maus resultados.
Os
conceitos sobre envelhecimento e as perspectivas em relação ao segmento de
consumidores com mais idade vem mudando rápida e significativamente. A
preocupação em envelhecer com saúde, beleza e bem-estar está cada vez mais
presente no dia-a-dia, especialmente no segmento feminino. O aumento da
população idosa no mundo está fazendo com que indústrias dos mais diversos
setores direcionem alguns esforços para aproveitar o poder de consumo das
faixas etárias mais altas da população.
Visando conhecer o que as
mulheres idosas pensam, quais seus hábitos, atitudes e motivações quanto ao
consumo de produtos de beleza foram alguns dos objetivos do trabalho de conclusão
de curso intitulado "O envelhecer e a beleza feminina: significados e
comportamentos de consumidoras de produtos associados" desenvolvido pela
Bacharel em Administração (Unijuí), Patrícia Witczak, que foi orientada pelo
professor Luciano Zamberlan, colega que também é integrante do Programa de
Extensão em Gestão do Varejo – PROGEV - Unijuí. A intenção da pesquisa também
foi gerar informações para que a indústria e o varejo que oferecem produtos e
serviços para o segmento desenvolvam estratégias com mais condições de sucesso
no mercado.
A pesquisa, de caráter
qualitativo e quantitativo, mostra o alto significado atribuído à beleza pelo segmento
feminino da chamada terceira idade. Este alto nível de significância da beleza
é justificado pelos motivos como “gostar de si mesma”, “capricho”, “autoestima”,
dentre outros, considerando ainda um conjunto de cuidados com pele, exercícios
e boa alimentação. As entrevistadas consideram o uso de produtos de beleza
fundamental para “ficarem bonitas”, “sentirem-se bem” e para agradar seus
companheiros, confirmando-se também, a tendência de valorização dos
relacionamentos pessoais por parte dos idosos. A pesquisa destaca ainda que as
mulheres de mais idade dão muito valor para a sua aparência e estão satisfeitas
com a beleza que tem, porém, se pudessem, mudariam algum aspecto em seu corpo,
sendo o primeiro deles, o abdômen. Verificou-se também que a qualidade, a facilidade
de encontrar os produtos e os preços, são os aspectos mais decisivos na compra
de produtos e serviços de beleza para o segmento. A pesquisa indica um alto
nível de satisfação com os produtos que as consumidoras utilizam e que o gasto
médio mensal fica em mais de R$ 100,00 por mês. As entrevistadas também
indicaram que o seu conceito de beleza inclui além da pele, a forma física e
por isso, aquelas que possuem condições financeiras, entendem que tem acesso
facilitado a intervenções cirúrgicas e serviços estéticos. As maiores fontes de
informação para a decisão de compra são as revendedoras autorizadas de marcas
de produtos de beleza, sendo que os mais consumidos são shampoo e condicionador
para o cabelo, perfumes, esmaltes para unhas, hidratantes corporais, hidratantes
faciais e protetores solares. Ficou claro ainda, que as mulheres de mais idade
cuidam-se há sua maneira, sabem aceitar sua idade e a beleza de forma natural,
sem que tenha se identificado nas entrevistadas, exageros com seus
cuidados.
Conhecer
mais profundamente pesquisas como esta, permite o melhor desenvolvimento de
estratégias de marketing, com ações de vendas, propaganda, publicidade,
desenvolvimento de produtos, preços e apelos para competir em melhores
condições na preferência para quem tem a beleza como negócio.
Desejo ótimos
negócios aos amigos leitores! Um abraço e até a semana que vem!
Eu acho mais fácil trabalhar com Vending Machines, sinceramente.
ResponderExcluirVocê ve o retorno todo mês sem muito esforço ou investimento.
Trabalhar nessas empresas de MMN acho complicado pois você precisa estar o tempo todo na rua vendendo para ganhar dinheiro.
Com as máquinas você só precisa deste trabalho 1 vez (conseguir o ponto para instalar a máquina) e depois recolher o dinheiro (1 vez por mes ou 1 vez a cada dois meses)
Essa é minha opinião, mas também conheco pessoas que ganham dinheiro com MMN.
Abs