Nesta semana chamo a atenção
para a lembrança de James Hunter, renomado consultor de liderança “Não devemos
nos orgulhar de ser melhores do que os outros, e sim melhores do que já
fomos."
Desde os tempos de faculdade,
o entendimento do lendário Akio Morita, co-fundador da Sony me chama a atenção
em diversos aspectos, dentre eles, a visão de longo prazo da empresa.
Compartilho hoje alguns conselhos deste grande líder empresarial, citadas em várias
fontes, dentre as quais o site “Estratégia empresarial”.
1.
Confie em
si mesmo, não deixando que outros acabem com suas expectativas e definindo
como você deve agir. Morita não seguiu a tradição da família que era uma das
mais antigas e aristocrática produtoras de saquê do Japão. Ele iniciou o seu
próprio negócio, bem diferente da sua família, e o resultado é uma das marcas
mais reconhecidas e valorizadas da história.
2.
Inicie pequeno
– Uma das marcas mais valiosas do mundo iniciou com investimento de 350
dólares, tendo por sede um prédio praticamente destruído pela 2ª guerra
mundial. A recomendação de Morita sempre foi: “não se detenha pela falta de
dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída.”
3.
Um bom
nome é fundamental – A empresa de Akio Morita chamava-se Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha e
ele pretendia inserir seus produtos no mercado mundial, iniciando pelos Estados
Unidos, maior consumidor de eletrônicos da época. Traduzindo para o inglês o
nome ficou Tokyo Telecomunications
Engineering Corporation, o que ele considerou demasiado longo e focado no
oriente para conquistar clientes no acidente. Após pesquisas e avaliações,
criou a famosa marca com uma combinação de sonus (som, em latim) pois os
primeiros equipamentos eram rádios e gravadores e sony, um apelido usual nos
EUA). Mais sonoro, mais claro, mais curto e muito popular. Uma marca memorável,
em diversas ocasiões, faz toda diferença e a Sony é mais uma prova disso.
4.
Dê valor
ao seu instinto – Akio Morita recomendava “Observe atentamente o modo como
as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que elas podem e querem ter”.
5.
Tenha
coragem de arriscar e cometer erros... só não cometa o mesmo erro duas
vezes. Morita dizia que “quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim,
acumulará mais experiências para romper novas fronteiras.”
6.
Ofereça qualidade
– o líder da Sony sabia e lembrava a todos de uma regra importante:
publicidade, promoção, bons vendedores não sustentam um produto ruim ou
inadequado.
7.
Crie diferenças
- Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente, quando abriu a primeira
loja da Sony nos Estados Unidos, a entrada da loja foi decorada com uma
bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas, especulações e
muitos jornalistas comentando a ousadia em valorizar a marca de um recente
inimigo de guerra, embora novo aliado. Morita lembra que a “originalidade e os
riscos produzem publicidade gratuita”, mostrando suas competências em
estratégias de marketing.
8.
Crie seu
mercado – Sempre há segmentos onde não há concorrência forte e uma chave do
sucesso da Sony é criar uma necessidade e satisfazê-la. Morita lembrava que “a
curiosidade é a chave para a criatividade.”
Espero que os amigos possam se
inspirar na liderança de Akio Morita. Um abraço a todos!
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