Tenho repetido, assim como vários colegas de consultoria, que um bom
produto e um bom mercado não faz uma boa empresa, pois para haver uma boa
empresa, é preciso uma boa gestão! Num ambiente empresarial cada vez mais
competitivo é necessário estar sempre em busca do aperfeiçoamento dos métodos e
processos de gestão dos negócios.
Dedicar mais tempo às rotinas gerenciais é uma das necessidades mais importantes para acompanhar a saúde de qualquer
organização. É preciso analisar diária, semanal, e mensalmente, informações das
áreas produtivas ou comerciais, e seus reflexos na vida da empresa. São tarefas
que exigem empenho, constância e, consequentemente, tempo. Coletar informações,
registrá-las e atualizá-las também são ações importantes que organizam a gestão
e que viabilizam seu desenvolvimento, mas isso exige que você reserve parte do
seu dia para cuidar da questão, ou um dia destes, o acúmulo de pequenos
problemas não resolvidos vai surpreender a empresa com um problema de grande
repercussão.
Investir em
tecnologia é
a chave para o sucesso das decisões baseadas em informações precisas e
mais confiáveis. Não é mais concebível confiar apenas na memória, ou em papéis,
rascunhos, anotações, planilhas impressas e agendas, pois é pouco prático e
pouco eficiente para a boa gestão de uma empresa. Dispor de ferramentas que
auxiliam na gestão empresarial ficou muito mais acessível com as novas
tecnologias, que além de mais fáceis e mais baratas, geram e entregam
resultados muito mais satisfatórios. Você e seus colaboradores merecem ter essa
melhoria de qualidade de informações para tomar decisões, e seus negócios
merecem ter mais segurança e confiabilidade.
Avaliar
constantemente a economia e comportamento do mercado é
uma condição para ser empresário e gestor. Quais são os indicadores econômicos
e de mercado mais importantes e que precisam ser monitorados por sua empresa?
Quais são as tendências e cenários futuros? Quais são os caminhos que sua empresa
deve percorrer nestes cenários? Onde você quer que sua empresa chegue daqui a 5
anos? É preciso lembrar que seus negócios estão inseridos em uma realidade
econômica e de mercado que impactam e influenciam muitos fatores decisivos do seu
negócio. Se você não estiver atento a algum deles poderá deixar de aproveitar
oportunidades importantes ou pior, arriscando perder recursos importantes. Será
que você está trabalhando no rumo certo? É preciso ficar atento também a esses
fatores externos para que sua gestão possa ir sendo adequada a cada novo
movimento no ambiente externo, preferencialmente de forma antecipada,
considerando o posicionamento que sua empresa almeja, sobretudo em longo prazo.
É o que chamamos de inteligência de mercado.
Investir em treinamento e motivação da equipe é imprescindível para contar com o engajamento do maior número de
forças possíveis. Para isso é importante que a equipe esteja bem orientada e
capacitada, motivando-se para alcançar os objetivos da empresa e das metas
pessoais de cada integrante da equipe. Aproveito para citar Peter Druker, que
sempre lembrava que gerenciamento também é substituir força por cooperação.
Analisar e entender os resultados é a melhor maneira de saber se os seus
esforços e de cada pessoa da equipe, estão gerando resultados efetivos de curto
e médio prazo para seu negócio. Os dados a obtidos deve trazer informações
reais diante das quais se torna possível decidir com maior grau de acerto, tanto
em casos de correções de rumos, quanto de inovações, otimizações de processos
diversos.
É evidente que precisariam ser acrescentadas diversas outras dicas para
qualificar a gestão dos seus negócios, porém, qualificando estes pontos básicos
em destaque, é possível verificar melhoras importantes em negócios de qualquer
natureza!
Olá, boa tarde!
ResponderExcluirÓtima matéria e parabéns pelo blog!
Abs,
Gustavo