A provocação é forte e é para chamar a atenção de como as pessoas
na posição de gestoras podem ser líderes de processos, ou até sem querer,
sabotadoras de sua equipe. Conforme já escrevemos nesta coluna, o líder deve
ser um facilitador do desempenho das pessoas e compartilho aqui alguns pontos
que reforçam este entendimento.
O consultor e
escritor Alexandre Prates em entrevista para a revista Venda Mais, na edição
maio de 2014, apresenta pontos de sua pesquisa com mais de 5mil profissionais
de diferentes áreas, com questões abertas sobre os fatores que mais prejudicam
o desempenho profissional. O estudo visa mostrar os pontos em que o gestor pode
ser o líder que conduz a equipe e a organização para o desenvolvimento mútuo e
o sucesso, como também pode ser, até sem querer, o sabotador do desempenho da
equipe e da empresa.
A partir do
conceito “Antes de alterar as ações, altere as percepções e as ações acontecerão.”,
o autor enfatiza a necessidade de cada um de nós, líderes ou liderados,
mudarmos primeiro internamente para que depois as mudanças exteriores ocorram
verdadeira e solidamente. Assim, você deve estar ciente de que quando você quer
mudar o desempenho de um ou mais de seus colaboradores, você deverá trabalhar
para que seja mudada a forma como ele, ou eles veem a organização e seu
posicionamento como líder.
Com este
conceito, é preciso avaliar o nível de interferência do líder na ação do
liderado, pois se for além da medida, prejudicará o desempenho do profissional,
ou dos profissionais afetados pela ação de interferência. O estudo citado
mostra que os líderes que obtém melhores desempenhos de suas equipes vêm
trocando a pergunta “Como motivar minha equipe?” por “O que impede minha equipe
de se engajar com a empresa?”
Para obter um
maior engajamento das equipes, o estudo mostra que as organizações devem
responder algumas questões que todos os profissionais se fazem a respeito do
lugar onde trabalham:
- Onde a empresa quer chegar? Vale a pena? Vai ao encontro dos
meus ideais?
- O meu líder confia em mim? Ele se preocupa com o meu crescimento
profissional?
- Onde a empresa quer que eu chegue?
Quando as
respostas das questões acima, não estão claras o suficiente, a visão de futuro
dos profissionais fica turva e eles têm dificuldade de se motivar. Prates
também recomenda o desenvolvimento de 3 questões fundamentais para aumentar a
motivação e o comprometimento das equipes:
- senso de participação – as pessoas tem necessidade de se
sentirem parte de alguma coisa, principalmente, que fazem parte das decisões da
organização e que suas opiniões além de serem ouvidas, são levadas em
conta;
- senso de realização – mostre a cada dia que o trabalho da pessoa
é fundamenta para a empresa;
- senso de reconhecimento – o reconhecimento move ações e traz
autoestima, por isso, ofereça prontamente e constantemente um feed back, pois
as pessoas precisam do reconhecimento dos outros.
A reflexão
precisa ser muito mais profunda para que você consiga avaliar melhor os que
impede o desempenho do seus liderados e como promover eficiência e
produtividade, mas espero que estes pontos possam despertar um entendimento
diferente de lideres e liderados. Desejando mais ação, engajamento e
produtividade na sua equipe, um abraço e até a próxima!
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