quinta-feira, 9 de abril de 2015

O empreendedor e o desenvolvimento da sociedade

                Ao que parece, empreendedorismo e a inovação instigam cada vez mais gente a refletir, pensar e agir. Veem-se pesquisadores sobre o tema, também empreendedores com grandes histórias a contar atraindo cada vez mais atenção na mídia e em eventos, assim como veem-se aventureiros alimentando esperanças de ganhos fáceis em leitores e plateias desavisadas.
               Na complexidade do ambiente de negócios, constatar que qualquer negócio pode ser modelado a partir de metodologias e ferramentas adequadas é o que falta para alguém com uma ideia de negócio e iniciativa, desenvolver um bom negócio. A figura do empreendedor é crucial para qualquer sociedade se desenvolver, mas este entendimento só ficou consolidado com os estudos de Joseph Schumpeter, que mostrou pela primeira vez, de forma científica, que as ações inovadoras de um empreendedor altera de forma radial o modo de produção de produtos sejam eles bens ou serviços. Ao conceituar um empreendedor, ficou bastante distinta a sua atividade, diferenciando suas funções em relação a um operário destacado, ou cientista, inventor, e outros. O empreendedor passou a ser entendido como alguém inovador, transformador de descobertas científicas ou invenções em modos de produção que possam realizar a satisfação de pessoas.
                Desde então se entende que ser empreendedor é bem mais do que ter uma vontade de trabalhar em um negócio próprio ou acreditar com toda a sua energia numa ideia nova, lutando para o estabelecimento de uma vida de lucros. O empreendedor é alguém que consegue vislumbrar efetivamente algo que não fora feito ainda na sua área de atuação, não necessariamente no intuito de melhorar o que já existe, mas no intuito de criar algo efetivamente inovador para melhorar a vida das pessoas que serão alvo do trabalho. O que deve mover o empreendedor não é o sonho de fortuna, e sim, antes de tudo uma busca pela satisfação pessoal. O lucro deve ser visto como uma consequência pelo esforço de querer fazer com que os processos de produção possam gerar produtos, sejam eles bens ou serviços que se prestem a satisfação de necessidades humanas.
                Enquanto muitos olham o capitalismo como um todo, composto de uma massa anônima de indivíduos, Schumpeter identificou e destacou que indivíduos inquietos, dispostos a correr riscos e que com seu espírito buscam superar obstáculos para alcançar seus objetivos são aqueles que fazem esta roda gigante da economia se movimentar. Pessoas que com sua inquietação e com seu espírito buscam transpor obstáculos, fazem da economia o seu meio, nunca o seu fim. Por este motivo, antes de pretender desenvolver empreendedores, é preciso compreender os estudos científicos preconizados, as melhores práticas e as experiências vivenciadas, que mostrem o papel desta figura fundamental para a inovação e desenvolvimento sociedade.
                Trago a luz o pensamento de I Ching “Somente quando temos coragem para enfrentar as coisas exatamente como elas são, sem qualquer autoengano ou ilusão, é que uma luz surgirá dos acontecimentos, pela qual o caminho do sucesso poderá ser reconhecido.” O empreendedor que tem sucesso é aquele que embora encorajado a arriscar seu nome, seu patrimônio, crédito e credibilidade em favor de um negócio, de uma ideia, procura não criar ilusões em si mesmo, na sua equipe e nos seus clientes, agindo dentro de uma realidade que ele buscou conhecer. Sabendo que tudo o que a mente pode pensar e acreditar, ela pode realizar, é preciso que o empreendedor domine seus instintos, seu ímpeto e entenda sobretudo que os resultados serão a consequência daquilo que for feito de melhor para os clientes.
                Há por várias partes do mundo e também de nosso país um esforço conjunto para incentivar, desenvolver e principalmente proteger e encorajar novos empreendedores em busca de inovação. É muito mais salutar uma comunidade investir em desenvolvimento de novos negócios do que buscar negócios prontos em outros locais, transferindo para de suas unidades. As condições de barganha e incentivos necessários podem muitas vezes anular os benefícios do novo negócio para a municipalidade, além de prejudicar o local que será deixado.


                Desejando muita superação e motivação a todos, deixo um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...