quarta-feira, 1 de abril de 2015

União para superar a crise

Você e toda a sua equipe já sabe que transformar problemas em oportunidades é altamente estratégico em qualquer tempo, principalmente em momentos de crise. Sabe-se que alguns empreendedores estão obtendo ganhos com a crise, outros, sofrendo poucos impactos, mas esta não é a realidade da maioria.
                Vamos refletir hoje sobre uma das maiores dificuldades em qualquer crise que é o enfrentamento da baixa motivação que costuma se abater sobre as pessoas nestes momentos. A percepção gerada pelas notícias na mídia, nas redes, nas conversas informais vai deprimindo, encolhendo as iniciativas, deixando um a um mais apreensivos e aos poucos vai se vendo os grupos entrando em estagnação. Precisamos no entanto, seguir em frente buscando manter a nossa vida, nossas famílias, nossos negócios e no conjunto, reconstruir de alguma forma a economia de nosso país. Para isso, precisamos auxiliar nossas equipes de trabalho a enxergar o valor das pequenas economias e o impacto destes atos na vida de cada um, na organização e na comunidade.
                Você que já passou por momentos difíceis sabe que as crises deixam lições muito valiosas. Uma das lições mais importantes mostra que preciso evitar sobremaneira que se gaste boa parte do tempo pensando nas próprias frustrações, no que iria ser feito e no que terá que ser adiado, ou deixado de fazer. As lamentações não podem tomar espaço de ideias e planos para agir e transformar sonhos em projetos reais, pois a desmotivação e o desespero bloqueiam a visão das alternativas de como agir.
                As crises podem ser enfrentadas com maior sabedoria unindo forças para reduzir custos, aumentar produtividade, tendo por consequência manutenção e aumento de renda. Alguns pontos que a união da direção e a equipe funcional pode encaminhar na prática estão a seguir:
- Identificar custos que podem ser reduzidos ou eliminados. Sempre há!
- Fazer uma ou duas reuniões rápidas a cada semana visando trabalhar a confiança da equipe e o alinhamento com os objetivos da semana e do mês.
- Fazer um plano de economia para as finanças pessoais e aprendizado sobre investimentos, fazendo a diferença na vida de cada pessoa, que mais tranquila e organizada, poderá contribuir com o sucesso da organização como um todo.
- Identificar as economias que cada um pode fazer e o aumento de renda ou produtividade que cada um pode gerar, estabelecendo prazos para as ações ocorrerem e principalmente formas de mensurar, onde possa ser visualizado o resultado do esforço de cada um.
- Fazer um “plano B”, bastante objetivo, mas com o envolvimento de um bom número de pessoas em todos os detalhes, visando ter a tranquilidade para atravessar períodos mais desafiadores. 
- Desenvolver e mostrar atitudes de liderança baseadas principalmente em envolvimento das pessoas, onde os líderes possam mostrar suas competências. Este tipo de encaminhamento ajuda a mudar o ponto de vista das pessoas sobre a forma de encarar momentos difíceis.
- Ter uma postura confiante, de um líder que não esmorece, que quer ir em frente e seguir o desenvolvimento encorajando e motivando as equipes. A postura da liderança nestes momentos desafiadores tem um impacto ainda maior.
- Desenvolver estratégias de venda mais segmentadas, criando atrativos mais fortes para cada segmento é a melhor ação para enfrentar nestes momentos. As negociações também devem ficar mais flexíveis sem perder o posicionamento da organização.
                Finalizando, sabemos que os momentos desafiadores incomodam, principalmente porque desacomodam, mas ao mesmo tempo abrem a mente e a visão das pessoas. Podemos crescer com as crises, mas somente se aproveitarmos as dificuldades para aprender e para resolver definitivamente problemas que atrapalham os negócios e a vida pessoal.

                Desejando muita superação e motivação a todos, deixo um abraço e até a próxima!

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