Na série sobre ações
para potencializar os negócios locais, vou detalhar um pouco mais sobre a
campanha “Horizontina é melhor para você”, citada em textos anteriores. É uma
campanha com várias ações que tem por objetivo a fidelização dos moradores de
Horizontina - RS, aos negócios locais.
A ACIAP, entidade
que representa os empresários do município, há muito discutia alternativas para
reduzir a evasão da renda gerada pelos salários dos cidadãos, para os negócios
dos municípios vizinhos e da internet. Pesquisas do curso de Economia da FAHOR
mostraram em números que a massa salarial do município é muito maior do que os
municípios vizinhos de mesmo porte populacional, e por outro lado, o
faturamento das empresas de varejo de bens e serviços é menor.
Para oferecer uma
alternativa competitiva e melhor em alguns aspectos, com as vendas pela
internet, surgiu o SmartCity, que relatado na semana passada. Para estimular os
negócios como um todo, foi criada a campanha “Horizontina é melhor para você”,
da qual tenho a satisfação em contribuir na criação e coordenação. A campanha tem
várias ações em andamento e outras planejadas para os próximos meses como pesquisas
para entender melhor o comportamento do consumidor local, aumento das informações
sobre as empresas, bens e produtos produzidos e comercializados no município,
valorização dos negócios e dos profissionais, bem como um grande programa de
fidelização.
O HZ é um
programa de fidelização, do qual vem aderindo um número cada vez maior de
empresas, podendo participar todas aquelas que tem sede ou filial instalada no
município. Ao comprar nas empresas participantes, o cliente recebe bônus para prestigiar
novamente esta empresa ou outras participantes. Os bônus são numerados,
impressos em papel moeda, com vários dispositivos de segurança, em cédulas de
2, 5, 10 e 50 HZs. Um HZ só entra em circulação depois de lastreado em R$
depositados numa conta bancária criada para este fim, dando paridade e a
segurança de 1 HZ para 1 R$. No último promocional de Natal, chamado Natal
Fantástico, foram distribuídos R$ 60.000,00 em sorteios de prêmios em cédulas
de HZs. Algumas entidades e empresas presentearam seus colaboradores no último
Natal, substituindo produtos que antes eram adquiridos de produtoras de brindes
e outros produtos de fora do município, por quantias em HZs que circulam agora
entre as empresas participantes. Ao comprar pelo SmartCity, aplicativo de
compras de Horizontina, os clientes concorrem a bônus de HZ 100,00 por dia, em
“raspadinhas” digitais. Os próximos promocionais de Páscoa, Dia das Mães, Dia
dos Pais, assim como o próximo Natal, podem ter como prêmios os bônus HZ para
uso em compras no comércio local. Este conjunto, aliado principalmente aos
bônus entregues conforme o volume de compras de bens diversos e serviços nas
empresas participantes, aumenta o volume de capital circulante no âmbito do
município, gerando novas aquisições, e um círculo virtuoso para os negócios
locais.
os clientes dos negócios locais podem acumular os
bônus para aquisição de bens e serviços que antes não caberiam nos seus
orçamentos pessoais ou familiares, ou estariam previstos somente mais adiante. Já
os empresários e profissionais podem ter nos clientes dos vizinhos de quadra ou
de bairro, um grande número de novos clientes que de posse de um bônus a ser
utilizado em empresas participantes, podem preferir seus bens e serviços do que
de outras cidades. A administração Municipal, com mais renda produzida
localmente sendo utilizada nos negócios locais, terá maior arrecadação e com
ela, maior capacidade de investimento em infraestrutura e serviços para a
população.
É um programa que
exige capacidade de cooperação, compromisso com o desenvolvimento local,
entendimento de que soluções complexas necessitam trabalho coletivo de
empresários, autoridades públicas, instituições e população local.
Você conhece uma
boa experiência de desenvolvimento dos negócios locais? Podemos compartilhar
neste espaço.
Um abraço e até a
próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário