A revista Harvard Business Review, da famosa universidade
norte americana apresentou recentemente um estudo sobre atitudes na liderança
de negócios. Segue aqui uma tentativa de resumir e retratar da melhor forma,
dicas apontadas por uma das melhores escolas de administração do planeta.
1 - Cumpra sua lista de tarefas – As pesquisas
mostram a importância da disciplina, mas também, que ser disciplinado não é algo fácil. A sugestão é completar três
atividades da agenda do dia, antes do almoço. Assim, será possível aproveitar
melhor a refeição, seguro que a primeira metade do dia foi produtiva. Dividir os
projetos em etapas também é uma forma eficiente para concluí-los. Outra dica é priorizar
as partes mais difíceis das tarefas para o começo do trabalho.
2 - Faça de conta que você tem aquilo que deseja – Sabe-se que a mente é uma ferramenta poderosa, para o bem ou para o mal.
Quando nos frustramos ou nos preocupamos, nossos pensamentos podem se tornar
verdadeiros pesadelos. Seja porque não temos o respeito que esperamos dos colegas
de trabalho, ou porque perdemos um cliente para a concorrência. Neste caso, pensar
demais irá somar aos problemas existentes. A dica é agir como se fossemos, ou
tivéssemos aquilo que se deseja. Mesmo que seja só fantasia no início, esta
prática aproximarão suas atitudes do que seria o ideal.
3 - Priorize qualidade e não quantidade - Fazer muitas coisas ao mesmo tempo prejudica a qualidade de
qualquer produto final. No entanto, também não deve-se concentrar em apenas uma
tarefa por vez. Identifique os projetos mais importantes do momento e foque neles.
As tarefas que não entrarem para essa lista podem ser adiadas.
4 - Marque reuniões com você mesmo - Como dar o melhor de si no trabalho todos os dias? A dica é começar
por um encontro com você mesmo, não importa o quão ocupado você esteja. Reserve
uma hora de silêncio para refletir o que tem acontecido, como conflitos, oportunidades,
feedback, para analisar como você tem reagido diante dos fatos. O que tem dado
certo? O que precisa ser melhorado? Esta é uma reunião que nunca deve ser
cancelada, dada a sua importância
fundamental.
5 - Pare de dar a desculpa de que é “assim” - Um dos piores hábitos de um líder é se desculpar dizendo que a sua
característica “x” não pode ser mudada porque faz parte de quem é. A dica é não
se apegar a comportamentos ruins, ou em desuso, só porque acredita que eles
façam parte da sua essência. Em vez de pensar que é impossível mudar, pense em
como você está se prejudicando e perdendo oportunidades.
6 - Demita-se (só de mentira) - Não espere sua empresa falir para mudar de comportamento. Pense
em tudo que poderia ser feito se fosse o seu primeiro dia de trabalho. O que
você mudaria? Dar um passo para trás, e momentaneamente demitir-se para começar
um ciclo novo no seu negócio, ajuda a realmente avaliar o que está acontecendo.
O exercício proporciona a visão de situações e análises que antes eram difíceis
de serem vistas, e renovará suas energias.
7 - Seja todos os tipos de líderes em um - Com tanta informação disponível, será que o líder de hoje
precisa ser analítico e organizado ou carismático e comunicativo? A dica é: ele
precisa ser tudo isso. Em vez de se categorizar como um certo tipo de líder,
explore a complexidade que o ambiente profissional exige. Líderes precisam
transmitir mensagens com firmeza, ao mesmo tempo em que devem ser sensíveis aos
problemas dos colaboradores.
Ler estas dicas me fez repensar
minhas práticas. Espero que possas rever algumas das suas também.
Um abraço e até a próxima!
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