O
ano está passando rápido e sendo muito desafiador. Alguns indicadores
econômicos são animadores e o movimento deste fim do ano promete ser o melhor
dos últimos 4 anos, por outro lado, as estimativas das pesquisas causam
apreensão para quem deseja ver o Brasil em melhores condições de
desenvolvimento. Como sua empresa está se organizando para isso?
Com planejamento a vida já não é muito fácil,
sem planejar então... é bem complicado. É preciso um bom plano para tirar deste
fim do ano o melhor que pudermos. Um ponto importante para se planejar neste
período é como premiar/presentear os empregados, os sócios e demais
colaboradores. Além de ser uma tradição esperada em muitas organizações, a
gratificação de fim de ano pode auxiliar na manutenção do relacionamento da
organização com a equipe, além ser uma forma importante para estimular o
pessoal a aumentar o desempenho e obter resultados melhores neste período.
A gratificação de fim de ano é um benefício facultativo,
claro, mas serve para comunicar de forma tangível, que na sua organização as
pessoas são prioridade e que o trabalho delas fez a diferença buscando envolver
o cliente e ajudando a desenvolver o negócio. Antecipar os planos quanto a
gratificação de fim de ano é a indicação de hoje, porque quando começam a
aquecer as encomendas, organização, estoques, vendas, fica mais difícil pensar
e planejar situações que não são do dia a dia podem acabar por ser esquecidas.
Ao deixar para a “última hora” perde-se a oportunidade de utilizar esta
gratificação para estimular o pessoal, criar expectativas e gerar motivação de
forma antecipada. Além disso, pode-se evitar problemas logísticos como preparação e entrega, por exemplo.
Elaborar um perfil daqueles colaboradores que devem ser
estimulados, gratificados, premiados, também é uma dica importante. Com uma
ideia mais clara deste perfil fica mais fácil planejar a gratificação. Cada
empresa é um conjunto único de pessoas diferentes, com crenças, idades, etnias
e grupos sociais distintos e no caso das cestas, é preciso lembrar ainda que alguns
podem ter restrições alimentares como açúcar, lactose, glúten, álcool, dentre
outros. Este também é um dos motivos para não deixar para a última hora. Com estas
informações já é possível fazer orçamentos e verificar o que a empresa está
disposta a investir e o que cabe no orçamento projetado, na motivação, no
aumento das vendas.
O benefício pode ser em forma de uma cesta, ou de um presente
pessoal, ou para o lar, mas também pode ser um bônus com um montante para ser
utilizado em compras de produtos da própria empresa ou ainda, de um grupo de
empresas como por exemplo da associação comercial e industrial. Com um grupo de
várias empresas presenteando seus colaboradores com um bônus que pode ser
utilizado em compras nas empresas associadas e/ou do município, incrementa-se o
desenvolvimento do comércio local, aumentando o poder de consumo e
proporcionando crescimento mútuo.
Sendo facultativo para a organização, há executivos que decidem
economizar e evitar este custo. Todavia, é preciso lembrar que normalmente é um
reforço no conjunto que busca aumentar a produtividade,
baixar o turnover e a insatisfação.
Que tal
presentear os colaboradores, gerar uma motivação maior para as vendas de fim de
ano e ainda contribuir com o desenvolvimento do comércio local? Tudo isso pode
ser gerado transformando uma parte dos resultados da empresa em bônus para os
colaboradores utilizar em compras no comércio de bens e serviços da sua cidade.
Pense
nisso!
Um abraço e até a próxima!
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