A ideia de que
novembro é o mês de fazer cálculos para ver se alcançamos as metas é hábito que
vem desde a escola, antes do período das provas finais, fazendo as contas de
quanto está faltando para os resultados finais desejados. No meio empresarial, novembro
é um dos meses mais concorridos do ano, especialmente na prestação de serviços
e na indústria. Profissionais de vendas e empresas aceleram para aproveitar o
movimento do fim do ano, reformas, eventos e as encomendas do comércio para
dezembro. O comércio por sua vez, se organiza para aproveitar ao máximo o aumento
do poder de compra dos consumidores a partir da injeção de recursos do 13º
salário tanto de aposentados e pensionistas, quanto dos trabalhadores ativos.
As oportunidades do ano para alcançar e superar as metas chegaram!
Aqueles que têm o
hábito de só rever as metas no final do período podem ter algumas surpresas e
descobrir que será impossível chegar ao resultado esperado. Muitas empresas tem
a cultura de só revisar as metas na terceira dezena do mês, ou no último
trimestre do ano, quando muitas vezes é mais difícil realizar uma reavaliação,
ou ação corretiva. O bom é ter metas semanais, o que permite correções ao longo
do mês e consequentemente, chegar ao fim do ano mais próximo do resultado
esperado.
Metas são
resultados que a organização precisa alcançar em determinado prazo para
concretizar sua visão, sendo competitiva no ambiente atual e no futuro. Atingir
uma meta é acertar um alvo. Enfrentar o desconhecido, as novidades, as mudanças
que vem para o próximo ano, é sempre um desafio mental, antes de tudo. Avaliar
as competências da equipe, a participação, a individualidade dos integrantes, a
capacidade de cooperação e de competição é muito importante para levar em conta
ao definir as metas. As ferramentas existentes e a velocidade necessária também
precisam ser consideradas nesta hora.
O melhor é
estabelecer metas com a participação dos responsáveis por cumpri-las, visando
um maior comprometimento. Em primeiro lugar é preciso ter convicção do alvo a
ser atingido em grupo. As metas precisam ser quantificadas, ter responsáveis e
ter cronograma bem claro. É muito importante que os objetivos estejam bem
definidos e que sejam compartilhados com os envolvidos.
A estratégia é a
arte de explorar condições favoráveis para alcançar objetivos específicos,
segundo Michael Porter. Portanto meta deve ser entendida como um ou mais
objetivos específicos a serem alcançados. É preciso começar planejando bem e as
metas anuais, desdobradas em metas trimestrais, mensais, semanais, devem fazer
parte das estratégias e do plano estratégico da organização. Um plano bem construído e detalhado só funciona com ação. Por este motivo e pelo comprometimento das
pessoas, é preciso lembrar que não dá para fazer um plano sozinho. Além da
ajuda de especialistas, é importante envolver a equipe e as lideranças no
processo.
É preciso evitar o
estabelecimento de muitas metas para as mesmas pessoas cumprirem. O que fará a
diferença é a qualidade das metas e não a quantidade. Ao escolher quais metas
ficam no plano, ter o foco bem definido e presente, é fundamental. A regra é
não “atirar” para todos os lados. Ter muitas metas além de dissipar a energia e
de gerar ansiedade, pode ter como efeito colateral, a perda do foco no objetivo
principal. A organização pode ter um somatório grande de metas, desde que distribuídas em pequenos grupos, para diferentes setores e responsáveis, desde
que estejam articuladas entre si.
O alcance de
resultados, seja para cada profissional, ou para um grupo se considerar equipe,
é muito importante ter bem claro onde se quer chegar. Ter uma visão bem
definida e um conjunto de metas claras, quantificadas e com prazos estabelecidos
são decisivos para o sucesso das equipes e das pessoas.
Um abraço e até a próxima!
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