Levar seus produtos, sejam eles
bens de consumo, bens duráveis ou serviços para perto do público é uma excelente
oportunidade para encontrar os consumidores que vão no evento, mas não frequentam
seu estabelecimento, conhecendo pouco o que se pode oferecer a ele. A
participação em Feiras e outros eventos além de ajudar na divulgação da marca da
empresa e dos produtos e também de quem trabalha na empresa, possibilita a atualização
sobre o que os concorrentes estão apresentando ao mercado. Também são muitas as
empresas que veem nas feiras a oportunidade de economia com os custos de manter
uma loja física na cidade onde ocorre a Feira/Exposição.
Como
aproveitar ao máximo a participação em Feiras e eventos, onde e quando
participar?
A
primeira resposta a ser buscada antes da decisão de participar do evento é qual
o objetivo da presença da empresa na Feira. Depois, se a Feira e seu público
tem potencial para o que a empresa objetiva. Em seguida, se a empresa está
disposta a investir os recursos físicos, financeiros e humanos necessários para
alcançar o objetivo e tentar aproveitar ao máximo, o potencial do evento. Ao
andar pelas ruas e corredores das Feiras percebe-se a diferença de propósito de
cada empresa participante e como cada uma se preparou para alcançar seu
objetivo em cada feira.
A
principal diferença entre expor os produtos numa loja física e numa feira é a
disponibilidade do espaço. No ponto comercial próprio, o espaço e a estrutura
para exposição da mercadoria já foram pensadas de forma mais completa, pela
experiência, tempo, espaço, enquanto que nas feiras, é preciso adaptar-se ao
que os organizadores oferecem. É preciso verificar antes de assinar o contrato
de participação, vários detalhes que por vezes são vistos somente dias antes do
evento iniciar, como por exemplo, se a identidade da empresa pode ser
minimamente preservada. Também é importante investir no visual merchandising,
como iluminação direcionada, displays para suporte de produtos com alturas
diferentes, tecidos e materiais que valorizem os objetos, além de aromas e
sons, quando possível, que atraem maior atenção do público transeunte do
evento.
Nas
feiras é possível estar mais próximo dos clientes que a empresa deseja, falar
dos produtos com mais detalhes, mais tempo e mais informalmente, pois em geral
o público está a passeio no evento.
Utilizar
adequadamente as redes sociais e investir na divulgação da participação da
empresa na Feira, dizendo que estará lá, de que forma e quais os atrativos,
auxilia bastante. Muitas empresas que participam regularmente de feiras relatam
que o primeiro contato com muitos clientes, hoje fiéis, se deu numa feira. Para
quem vai expor pela primeira vez numa Feira é importante conversar com os expositores
que já conhecem o local e participaram de eventos anteriores, tanto com os que
fizeram bons negócios, quanto os que não alcançaram os objetivos.
Levar
novidades, produtos que fogem do convencional que pode ser facilmente comprado
em outros locais ao longo do ano é uma das dicas mais importantes. Para quem
tem loja física na cidade, ou próxima da feira, deixar cartão de visita,
material impresso e um atrativo para visitar pessoalmente é muito importante e
amplia o efeito da Feira sobre o negócio, com possibilidades de aumentar os
resultados.
Participar da Feira do seu
município pode gerar ainda mais vantagens, considerando a possibilidade de se
apresentar de uma forma um pouco diferente do que vem fazendo, principalmente para
aqueles que moram no município ou na região, tem potencial, mas ainda não são
clientes, ou ainda não conhecem todos os produtos que a empresa oferece.
Um
abraço e até a próxima!
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