Desde o lançamento no final de
2016 causa repercussão entre os especialistas o livro Marketing 4.0 assinado
por aquele que é considerado o pai do marketing moderno Philip Kotler,
juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. O tema e o termo, porém,
ainda não está tão difundido entre as empresas e profissionais e por isso,
compartilho um pouco desta tendência com os leitores.
Precisamos lembrar que o Marketing
1.0 é focado no produto, seja ele bem de consumo, bem durável ou serviço,
enaltecendo qualidade, marca, benefícios diretos e outros fatores focados na
racionalidade do público alvo. O Marketing 2.0 além da valorização dos produtos
é focado nos aspectos emocionais do consumidor, procurando entender melhor seu
comportamento e atender melhor seus desejos e necessidades. O Marketing 3.0 por
sua vez além das razões e das emoções do público alvo, foca nos aspectos
espirituais dos diversos segmentos, destacando os valores da empresa e suas
propostas, envolvendo questões como compromisso social, ambiental, trabalhista,
tributária, segurança, dentre outras.
Considerando os aspectos racionais,
emocionais e espirituais do público alvo, o Marketing 4.0 propõe a adaptação
dos negócios e produtos para a fase atual da era digital,
com a consolidação do comportamento global de corrida a internet sempre que
surge alguma dúvida ou problema. A internet tornou o mundo mais inclusivo,
contribuindo dentre outros aspectos para um ambiente mais amplo, mais diversificado
e mais colaborativo. Como os seus negócios estão presentes
neste contexto? A colaboração externa proporcionada pelas ações das pessoas e
organizações na internet é tão grande e intensa que há muita dificuldade de
medir o volume, os impactos e o valor.
A conectividade que
há poucos anos se dava pessoalmente, ou de forma limitada pelas mídias
tradicionais, mudou de fato a história do marketing, e por isso o destaque
desta fase como Marketing 4.0. O comportamento das pessoas mudou
de forma muito significativa, porém, tão natural e coletivamente que alguns
empresários e profissionais não se deram conta. É notório que cada vez mais
pessoas fazem pesquisas antes de ir as compras, assim como é comportamento
comum demonstrado em diversas pesquisas o volume de acessos em sites de vendas
logo após um comercial de rádio ou TV. Outro comportamento que cresce
intensamente é a busca por mais informações na internet após uma matéria na TV,
rádio ou jornal, assim como cresce exponencialmente o uso dos smartphones
dentro das lojas físicas, pesquisando e pedindo opinião a outros consumidores momentos
antes de comprar o produto. Estes são alguns dos muitos motivos pelos quais se
deve aliar a mídia tradicional, os pontos de venda físicos, com as mídias
digitais.
A ampliação em níveis sem precedentes
das comunicações entre consumidores que antes colhiam as opiniões de amigos,
colegas e familiares antes das compras, passando a consultar os fóruns de
consumidores com opiniões e pareceres sobre praticamente tudo. Criar
estratégias para valorizar a empresa e seus produtos na opinião das pessoas que
participam destes fóruns é fundamental, visando construir uma base de proteção
e confiança, com fãs online que se tornarão verdadeiros advogados da marca.
A conectividade nos negócios
avança em níveis impressionantes e quem ainda não foi muito efetivo nestas
ações, recomendo que se apresse e priorize tempo e recursos neste sentido. A participação dos
clientes/consumidores nos processos de criação de produtos,
pesquisa, promoção e venda é altamente estratégico. O Marketing 4.0 não veio
substituir as fases anteriores e sim ampliar o conceito tradicional,
pois ambos precisam coexistir e exercer seus papéis na jornada de compra,
vendendo mais e engajando os clientes em prol da defesa da marca.
A fidelidade não
é só quem compra sempre com você, mas também quem defende e recomenda sua
marca, mesmo que não esteja consumindo no momento.
Finalizando, é importante lembrar
que o Marketing
4.0 é uma combinação do marketing online e offline (físico) entre empresas e seus
públicos alvo.
Um abraço e
até a próxima!
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