Sempre que vejo um negócio com potencial encerrando atividades, fico
entristecido e pensando porque os responsáveis não fizeram o que deveriam. É
preciso lembrar que os negócios com potencial também “quebram”, pois além do potencial,
é preciso planejamento, praticidade, dedicação, qualificação, assertividade e
agilidade.
Quando um negócio tem grande potencial
de mercado mas seus gestores agem somente no curto prazo, sem planejamento
adequado, sem gerenciamento de custos e de crescimento de mercado, abrem-se as
portas para um mundo de dificuldades. Ter potencial não basta quando não se
sabe onde se quer chegar. Quais os resultados desejados e os indicadores de
produção, de rentabilidade e o que precisa ser feito para chegar nos objetivos
de longo prazo é fundamental. Um negócio que só reage quando ocorre algo
diferente, mesmo com potencial, esperando que os fatos aconteçam para somente depois
decidir o que fazer, não tem muito futuro, ou seja, um negócio que não tem
planejamento, tem grandes volumes de ações não planejadas em andamento e uma
pilha de ações planejadas a espera de "tempo" para ser implementadas.
Ainda, é importante lembrar que um planejamento sem execução não contribui em
nada com o aproveitamento do potencial do negócio.
Os negócios
com potencial de mercado e com dificuldades de se manter, muitas vezes tem uma
complexidade maior do que deveriam, para serem eficazes no que se propõe. Vistos,
formulários, processos extremamente burocráticos, com muitas conferências e
decisões que demoram mais do que precisariam, não levam a lugar algum e ainda podem
ajudar a quebrar um negócio.
Dentre os
principais motivos da inviabilização de um negócio com potencial está a falta
de qualificação profissional. Executivos
que delegam tarefas a quem não tem competência para executá-las, com
a desculpa de que os melhores são caros, na verdade tem medo de ouvir que estão
errados. Quem comete este erro mantém pessoas com baixa competência, que aceita
tudo o que o chefe manda, mas não produzem, nem resolvem o que precisa. São gestores
que utilizam a parábola da janela e do espelho: se der certo olham no espelho,
mas se der errado, olham pela janela.
Com
frequência me impressiono com a quantidade de vezes que ouço de empresários,
gerentes, executivos, coordenadores, expressões como "estou muito
ocupado" ou "estou trabalhando demais" ou outra neste sentido.
Quando a pessoa se dá conta de que está nesta situação, isto deveria ser um
alerta importante, pois é fato que quem cuida muito do operacional, não
administra o negócio. Quando alguém tenta fazer os dois, a gestão do negócio
sempre sai prejudicada e pode levar a inviabilização. A evidência mais clara é
que aqueles que estão sempre muito ocupados para planejar e organizar,
encontram tempo para corrigir os erros, depois que as consequências aparecem.
Na verdade passam a maior parte do seu tempo corrigindo problemas que não
haveriam, se tivessem dedicado tempo para uma boa gestão do negócio e dos
processos, deixando o operacional para a equipe. Estes são gestores que preferem
passar a maior parte do tempo “apagando incêndios” do que algum tempo planejando,
criando estratégias para vender mais, ampliar o mercado, buscar novos negócios,
treinamento para si e para a equipe, dentre outros.
Negócios que
quebram mesmo tendo potencial geralmente também tem o vício da procrastinação,
ou popularmente “empurram com a barriga”, ou seja, sabem dos problemas dos seus
negócios, mas ao invés de fazer o que tem que ser feito, preferem acreditar que seus problemas
se resolvem somente com livros, cursos e palestras de motivação e auto-ajuda,
ou ainda pior, preferem acreditar em sorte, azar, olho gordo, e afins. Enquanto
isso vão sendo proteladas decisões sobre dívidas, bancos, fornecedores, impostos,
aumento de vendas, novos produtos, e quando decidem fazer alguma coisa já é
tarde demais.
Aqueles que se acham pequenos
deuses do seu negócio, e entendem que somente os empregados precisam aprender,
que os outros é que precisam de ajuda, que repetem desculpas como "falar é
fácil eu quero ver é no dia a dia", podem ter um grande potencial na mão,
que mesmo assim, entrarão em dificuldades. Quem tem um negócio com potencial
precisa buscar novos mercados, qualificar-se e à sua equipe constantemente,
melhorar o atendimento ao cliente e simplificar os processos internos, antes
que seja tarde.
Um abraço e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário