As redes de relacionamento, ou redes de contato ou ainda, network,
expressão mais conhecida no meio empresarial sempre tiveram grande poder e
permitiram longo alcance para iniciativas de interesse mútuo.
Embora se saiba disso há muito tempo e haja muita gente estudando,
palestrando e escrevendo a respeito, ainda me impressionam as dificuldades de
quem utiliza de forma inadequada as redes de contato. É frente vermos
conhecidos utilizando seus contatos para comentar assuntos e compartilhar
arquivos diversos, como notícias (verdadeiras e também falsas), memes, piadas,
lazer e até flautas esportivas mas não utiliza adequadamente para auxiliar os
outros, ou para promover o trabalho, o negócio ou a marca pessoal.
Uma das melhores formas de estimular a rede de relacionamentos é
ser capaz de auxiliar outras pessoas, de diferentes formas, seja elogiando o
trabalho, promovendo o que os outros fazem, auxiliando na busca de um emprego,
contato comercial e busca de soluções diversas. Ao auxiliar os outros, a pessoa
vai construindo uma marca pessoal relevante, de generosidade, comprometimento e
focada em soluções.
As redes de relacionamento não devem ser utilizadas somente quando
é necessário vender, encontrar trabalho, buscar informações, cobrar posições ou
pedir algo para si. O networking deve ser uma construção, com melhoria
contínua, como um plantio de médio e longo prazo, para uma colheita generosa. Há
estudos que mostram que os pensamentos e as atitudes são muito influenciadas
pelas 5 pessoas mais próximas. Se são 5, ou mais, não vem ao caso, porém, não
há dúvidas de que é fundamental avaliar bem em quais meios e com quem
convivemos, sobretudo, quem e o quê está nos influenciando.
Quem você conhece? Quem conhece você? O que você lembra e tem
registrado das pessoas que você conhece? Como você pode acessá-las quando
precisar ou desejar? O que as pessoas mais lembram de você? O que você tem
oferecido para os outros lembrarem de você da forma desejada? Em quais meios
você circula e como se apresenta? A forma como você apresenta o que faz de
melhor, é adequada? Estas e outras questões são cruciais para a construção de
uma marca pessoal positiva e apoiada numa excelente rede de relacionamentos.
Pedir auxílio algumas vezes pode ser salutar aos relacionamentos,
todavia, a forma e a frequência destes pedidos devem ser bem pensadas. Uma
indicação para vaga de trabalho, para um negócio, ou outra atividade, é
semelhante a um aval, pois ao fazer a indicação, a pessoa empresta um pouco da
sua credibilidade e do seu relacionamento naquela situação. Se a indicação
gerar grande satisfação, aquele que indicou tem a marca pessoal, a
credibilidade e o relacionamento fortalecidos. Por outro lado, se a indicação
frustrar, dependendo da dificuldade, a imagem pessoal e o relacionamento de
quem indicou podem sair desgastados. Como tantas situações na vida, uma
indicação de contato e assunto gera tanto oportunidades, quanto ameaças e
portanto, merece atenção e dedicação.
No início do texto mencionei o interesse mútuo e é algo que alguns
acabam esquecendo. Reciprocidade, gratidão, empatia, ética e bom senso são
valores caros nos relacionamentos. Ao contatar alguém, é preciso avaliar sobre
os motivos pelos quais aquele contato se interessará pelo que há a oferecer.
Além disso e talvez o mais importante antes de solicitar um contato para chegar
onde se deseja, é avaliar bem quais as condições de manter-se neste lugar e
nestes relacionamentos com o que se propõe, com a qualidade prometida e por um
tempo razoável, capaz de deixar um bom legado.
Desejando uma rede
de relacionamentos cada vez maior e mais efetiva, um abraço e até a próxima!
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