terça-feira, 3 de setembro de 2019

Conhecendo o consumidor

  Com alguma frequência abordamos a necessidade de conhecer o consumidor dos bens ou serviços de cada empreendimento. Na semana que passou, junto com colegas professores e pesquisadores apresentamos o relatório de uma pesquisa com mais de 1.600 consumidores de diferentes faixas etárias, faixas de renda, e residentes em 3 diferentes municípios, considerados de pequeno porte em termos populacionais. Os respondentes contribuíram respondendo 43 questões, o que permitiu um mapeamento completo do perfil, expectativas, desejos, formas de decidir pelos produtos e serviços. Compartilho aqui alguns resultados, com o objetivo de auxiliar os amigos leitores na tomada de decisões sobre o seu negócio.
   Nos resultados, percebe-se o comportamento do consumidor bastante sensível aos preços, especialmente aqueles com baixa escolaridade e baixos níveis de renda. Quanto a qualidade, os consumidores percebem a melhoria dos bens oferecidos nos locais onde compram e desejam a melhoria da cordialidade na atenção e no atendimento aos clientes. Apenas 37% dos consumidores se diz satisfeito com a variedade dos bens disponíveis no comércio das cidades onde reside. Pelas respostas também é possível perceber que os consumidores prestam bastante atenção ao que está nas vitrines e utilizam a informação do que veem, seja na imagem da fachada, vitrines, exposição interna ou externa, formando conceitos sobre a qualidade, o cuidado e a validade dos produtos e serviços oferecidos nos diferentes locais.
        Os resultados mostram que preços dos serviços geram mais insatisfação do que os preços dos bens. Também é possível ver que os idosos, que são o segmento que mais usa e mais necessita de serviços, também é o grupo que mais reclama do preço dos serviços.
       Quanto aos horários de atendimento, mais da metade dos consumidores gostaria de mudanças nos atualmente praticados na sua cidade, ficando marcante a informação de que 32% diz que gostaria de fazer compras das 18 as 22h, após seu horário de trabalho. Quanto aos dias da semana preferidos 57% afirma que prefere comprar aos sábados, sendo que outros 23% tem preferência pelas sextas-feiras e apenas 22% em qualquer dia da semana.
      2/3 dos consumidores gostaria de ter acesso a mais variedade de serviços e reclama que existem poucos profissionais prestadores de serviços em diversas áreas, em sua cidade, o que denota mais oportunidades de negócios.
      49% diz que faz compras semanalmente e 32%, mensalmente. Por outro lado, 60% informa que compra bens ou serviços de fora da cidade pelo menos 1 vez a cada 3 meses, sendo que preço e diversidade de opções são os motivos que levam ao comércio das cidades vizinhas. 14% aproveita os deslocamentos para serviços de saúde como consulta e exames, para fazer compras fora de da cidade onde mora. Outros 14% afirmam que fazem compras fora da sua cidade aproveitando o deslocamento para atividades de entretenimento como cinema, shows, apresentações e outros.
      28,71% afirma que nunca comprou na internet, enquanto 26,34% afirma que compra na internet de 1 a 2 vezes por ano. Os motivos para preferir o e-commerce são os preços com 66,4% das citações, a variedade com 46,3% e a praticidade com 38,6% (puderam responder mais de uma opção). Fica bastante claro que a evasão de recursos do comércio local se deve bem mais pelas compras nas cidades vizinhas com comércio físico mais forte, do que na internet. 
       Nos resultados não há referências significativas à questões relativas a segurança como câmaras de monitoramento, por exemplo, ou seja, o consumidor de pequenas cidades, não vê a segurança como um aspecto relevante na decisão de compras. Também não há referências significativas à estacionamento, escolha por facilidades ou dificuldades em vagas próximas aos estabelecimentos preferidos. Também não há referências significativas à ruas e passeios/calçadas, espaço, manutenção, sentido das vias, dentre outros. Tantos aspectos positivos, quanto os negativos considerados pelos consumidores dizem respeito à questões internas que estão sob o total domínio de cada empresa.
       Conhecer o consumidor do seu estabelecimento é a chave para desenvolver o seu negócio, lembre-se disso ao tomar decisões.
       Um abraço e até a próxima!

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