terça-feira, 17 de setembro de 2019

Liderança regional e “miopia”

     
     Um dos assuntos que mais se fala nas entidades associativas de setores empresariais e públicos é desenvolvimento regional. O assunto interessa a todos, impacta em muitas vidas e negócios, mas há entendimentos e especialmente ações, bastante diversas, quando se trata de desenvolver a região. 
     Primeiramente há diferentes formas de entender o que é região, assim como diferentes formas de entender o desenvolvimento. O que pretendo refletir hoje não é nenhum destes conceitos, e sim nas ações e decisões, tanto de governos, quanto de entidades, com intenção de desenvolvimento, mas que acabam sem efeito, ou gerando desigualdades, o que atrapalha o desenvolvimento. Muitas expressões poderiam ser utilizadas para classificar a atitude de lideranças regionais e esferas superior, que neste texto prefiro classificar como miopia.
     Os bons exemplos de desenvolvimento regional conhecidos têm presença de forte articulação do poder público, com a iniciativa privada e o ensino superior. A logística, o respeito as vocações e as competências locais também são fatores determinantes dos casos bem sucedidos. Me concentro hoje em outra característica presente nos exemplos bem sucedidos do desenvolvimento das regiões, que  é a cultura altruísta presente, especialmente nas lideranças dos municípios polos destas regiões.
     Me refiro a cultura altruísta quando as lideranças locais e regionais entendem o quanto é prejudicial para a região, concentrar no município polo os serviços, as sedes de entidades, eventos, iniciativas, investimentos, infraestrutura, dentre outros. Decisões e iniciativas que respeitam as vocações e as competências de cada município, entendendo que o desenvolvimento precisa ser distribuído para ser conjunto, promovem uma aceleração nítida nos indicadores positivos. Infelizmente, o egoísmo, a miopia, o bairrismo, e acima de tudo, a dificuldade de entender o que é desenvolvimento regional, só faz aumentar a lista de casos em que eventos, serviços de saúde, entidades, programas, sedes de empresas existentes nos demais municípios foram transferidos para o município polo regional. Esta forma nefasta de entender a região deprime o desenvolvimento e é míope, para dizer pouco, pois não conheço regiões onde esta cultura mostrou resultados tão bons quanto a melhor distribuição de forças e oportunidades nos diversos locais.
     Nas regiões em que o altruísmo das lideranças públicas, empresariais e educacionais permite distribuir investimentos e atividades fora do município polo, a economia, os negócios, os serviços, a logística e a qualidade de vida das pessoas é evidentemente melhor. Todavia, precisa grandeza de espírito, uma visão sistêmica e um entendimento privilegiado de desenvolvimento.
     Infelizmente seguimos vendo a concentração no município polo de serviços de saúde, das sedes e atividades das autarquias, do “sistema s” e seus programas, das sedes de entidades associativas, das atividades de instituições de ensino, estradas, aeroporto, ponte, dentre outros. Estas atitudes egoístas, são absolutamente contrárias ao desenvolvimento, principalmente por contribuírem significativamente para o aumento das desigualdades. Esta canibalização é evidente em regiões com desenvolvimento deprimido. São locais que por longos anos percebe-se e fala-se em potencial, mas que efetivamente não conseguem se desenvolver.
     Ao aumentar a desigualdade pela concentração investimentos e iniciativas nos municípios polo, deprime-se a economia e os serviços dos demais municípios, cuja população envelhece, empobrece, fica desassistida e sem saída, gerando migração e aumentando a pressão social nos municípios polo. A miopia em alguns casos, a “esperteza” em outros, assim como algum destaque político partidário que canibaliza as potencialidades locais acaba então por deprimir ainda mais o desenvolvimento regional, causando efeitos indesejados inclusive para todos.
     Precisamos urgentemente de protagonistas regionais com forte altruísmo para ações de desenvolvimento mais distribuídas e no meu entender verdadeiramente inteligentes.
     Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...