quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Liderança

       
        Já refletimos muito por aqui sobre liderança e não há dúvida de que precisamos discutir o assunto seguidamente, pois sendo líderes ou liderados, precisamos aprender continuamente. Melhorar a atividade de liderança, desenvolve o grupo e gera melhores resultados.
As reuniões da equipe e a participação de todos é prioridade. A não ser que aconteça alguma super-emergência com algum cliente, todos devem participar da reunião, e chegar no horário. Tem líder e liderado que negligencia este ponto básico dos grupos e se este for o caso do seu grupo, é por aqui que as melhorias precisam iniciar. Também é importante provocar opiniões diferentes entre os membros do grupo e entre os funcionários.
Se você disser que vai fazer alguma coisa, faça. Todos esperam pelo que foi assumido publicamente. Caso surja algum imprevisto para entregar o prometido, quem se comprometeu a fazer a atividade, deve avisar a quem estiver esperando, com antecedência. 
Na atividade de liderança, ser receptivo a novas idéias é fundamental. Uma das atitudes mais desmotivadoras e desmobilizadoras é responder a uma proposta inovadora contando velhas histórias sobre quem tentou fazer e não conseguiu. Dizer que não pode ser feito, é só para quando houver um estudo aprofundado.
       Todo sucesso que tivermos é uma conquista da equipe e neste sentido, toda a falha é uma oportunidade para o grupo se corrigir, aprender algo novo e melhorar. Nem o líder, nem os liderados devem apontar culpados. Todas as discussões de idéias, angústias, inseguranças e incertezas dentre os membros do grupo devem permanecer dentro do grupo. Falar mal de um membro do grupo, ou relatar discussões de  reuniões para fora do grupo denota falta de maturidade.
       As equipes devem manter os princípios escritos, impresso e a vista, para ter sempre em mente e não esquecer o que deve guiar o seu comportamento. Quando necessário, os princípios devem ser usados durante as reuniões para relembrar algum membro do grupo sobre o que precisa ser levado em consideração antes de tomar alguma decisão. É preciso que todos permitam ser interrompidos quando suas atitudes e comportamentos não estiverem de acordo com os princípios, por qualquer membro do grupo. 
       Cada membro da equipe deveria investir 2 horas por semana do seu tempo para elaborar idéias, atividades, comportamentos que serão avaliados em reunião e que podem gerar novos negócios ou mesmo reformatar velhos negócios. É fundamental manter-se focado em metas tangíveis e comprometer-se publicamente com resultados mensuráveis. 
       Os membros da equipe precisam confiar uns nos outros 100% do tempo para que os princípios sejam vividos na prática. Confiança existe quando: um membro do grupo compartilha as informações que possam ter impacto sobre o trabalho de um outro membro do grupo; compartilha pontos de vistas, experiências, ou mesmo admite falhas e erros; avisa os colegas com antecedência quando não conseguir cumprir um prazo determinado, compromete-se a pensar sobre “para quem delegar essa atividade” para que a entrega seja feita no prazo. É preciso falar abertamente, com sinceridade e transparência, quando não concordar com alguma ideia que esteja sendo exposta, seja educado e ofereça uma visão alternativa. Nunca discorde de uma ideia sem ter a sua sugestão, dados consistentes que refutam a justificativa, ou proposta de solução alternativa.
        Discuta regularmente entre os membros do grupo a performance da empresa e sua própria performance considerando metas, métricas e comportamentos e peça para que todos os membros do grupo apresentem suas metas, métricas e resultados. 
        E por último e muito importante, encare os problemas assim que surgirem. Falar a verdade é sempre o melhor e quando não souber qual é a verdade, investigue e questione. Assim, teremos uma relação de líderes e liderados mais honesta, mais duradoura e mais saudável.
Um abraço a todos e até a próxima!

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