sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O que fazer imediatamente

       
       Circulando por aí tenho uma grande satisfação ao ouvir pessoas dizer que leram esta coluna, alguns que afirmam que recortam algumas delas e colocam no mural dos colaboradores da empresa, e/ou que compartilharam com a família. Amigos leitores que dão sugestões de assuntos, aprofundamento de assuntos já abordados, dicas, complementam, contrapõe, contribuem para decidir o foco dos próximos textos. Assim, nesta semana escrevo para aqueles que dizem algo como “...tem sido legal ler como planejar, inovar, reorganizar, mas eu gosto mais de ler as coisas que dá fazer mais imediatamente...”
Planejar, inovar, reorganizar pode e deveria ser imediatamente tanto na minha organização, quanto na de muitos leitores. Mesmo assim, arrisco aqui algumas linhas de ações que podem ser desenvolvidas imediata e urgentemente. 
Definir as áreas de maior impacto do negócio e marcar reuniões semanais de uma hora para cada assunto, com a elaboração de um plano de ação, anotando pontos chaves, datas, metas e responsáveis. As vezes, reuniões de 20 minutos podem ser o suficiente. Que áreas de impacto? – O que mais impacta no seu negócio: vendas, atendimento e relacionamento com o cliente, tecnologia, relacionamento interno, desenvolvimento das pessoas, melhoria de produtos (bens ou serviços), marketing, finanças, logística, relacionamento com fornecedores. Se você tiver um plano de ação para cada um destes pontos já vai ver muita coisa boa para fazer imediatamente e na sequencia.
Ao invés de agir reativamente a partir dos problemas que são trazidos a você, a reunião semanal com data, hora e pauta agendada e informada antecipadamente, pode ajudar a definir a agenda do dia, da semana, da quinzena. É preciso foco para resolver os problemas que precisam ser resolvidos, e evitar o gasto de energia em situações que dispersam a atenção e o foco. 
        Mantenha um plano de ação ativo, atualizando a cada semana, para cada área de maior impacto. No plano devem ser anotadas para ficar a sua vista: ações a serem realizadas pelo setor,  compromisso das pessoas envolvidas, projetos, datas para entregas, fontes de recursos, parcerias, dentre outros. 
        Para ver resultados imediatamente é importante lembrar que ao abrir um assunto, tocar um ponto, é preciso ir até o fim. E também  valorizar os resultados positivos, mesmo que forem pequenos. Neste cenário, quem prefere e precisa de ações imediatas, pode optar por ganhos pequenos e constantes. 
        É muito importante planejar o dia, alocar tempo para cada tarefa e ficar dentro do tempo definido. Esta é uma ação simples, que contribui muito com o aumento da produtividade. Isto inclui as redes sociais, que tomam muito tempo de muitas pessoas, podendo ser um ladrão de produtividade, fazendo o tempo “sumir”, sem que algumas tarefas planejadas sejam executadas.
        Os projetos mais difíceis devem ser priorizados. Por vezes parecemos muito ocupados, mas para motivar os outros e ter uma carreira promissora, precisamos mesmo é parecer produtivos! Para ter uma equipe produtiva, é preciso examinar como cada um prioriza as tarefas do dia e auxiliar a todos a serem mais produtivos, terem foco nos resultados e gerar prosperidade para o negócio. Auxiliar a equipe a ser mais produtiva também é imediato e é para fazer todos os dias! Alguns estudos sobre produtividade mostram que 80% do que é deixado para fazer depois, nunca é feito. Ao selecionar as suas prioridades e ao auxiliar os outros nas escolhas do que fazer a cada semana, ou a cada dia, é preciso se perguntar se é possível viver bem sem aquilo. Esta pergunta é importante, pois muitas vezes nos damos conta de que ficamos apreensivos, gastamos muito tempo e energia em assuntos ou problemas que se resolvidos, tem baixo impacto e se não resolvidos também geram pouco, ou nenhum impacto. Ao priorizar, comece por aquilo que dá para deixar para trás.
        Bem, estão aí, algumas ações para fazer imediatamente. Mãos à obra!
Um abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...