segunda-feira, 5 de abril de 2021

Chega de desculpas!

 


Depois de um dia inteiro de trabalho, na empresa ou em home office, a maioria das pessoas quer chegar em casa e relaxar. As estatísticas mostram que a campanha fique em casa aumentou exponencialmente a audiência de canais de TV aberta, bem como o número de assinaturas e acessos a canais de TV e streaming como a Netflix por exemplo, bem como aumentou o número de horas que já era elevado, no Instagram, Facebook, Whatsapp, jogos digitais, dentre outros… Antes que alguém entenda que eu tenho algo contra quem tem estes hábitos, deixe-me dizer que o lazer é fundamental para a criatividade, saúde mental e renovação das energias.

Quando faço a provocação do título (chega de desculpas), é para lembrar que para quem tem tempo para ficar em frente a TV ou na internet não poderia faltar tempo para aprender um idioma, fazer um curso, assistir uma palestra/live, obter uma nova competência, aprofundar habilidades profissionais... O mesmo vale para quem pensa em compartilhar seu conhecimento e experiência escrevendo um artigo, criando um blog, gravando vídeo.

É importante saber que algumas pessoas que admiramos pelos hábitos pessoais ou sucesso profissional acima da média, relaxam aprendendo. Thomas Corley é um dos pesquisadores que estuda os hábitos de pessoas bastante prósperas financeiramente e um dos resultados importantes é que estas pessoas praticamente não assistem TV e dedicam uma boa parte do seu tempo à leitura e à busca de novos conhecimentos. Estas pessoas tem hábito de aproveitar todos os momentos possíveis para aprender.

Michale Simmons, fundador da Empact, uma empresa que se dedica a ajudar as pessoas a superar a pobreza mental e financeira para viver com paixão, propósito e prosperidade, desenvolvendo o melhor potencial para suas vidas, também estuda os hábitos das pessoas que são mais admiradas pelo que conseguem fazer tanto no campo pessoal, quanto profissional. Dentre outros conceitos, Simmons criou a “regra das 5 horas”, cujo conceito é simples, pois não importa o quanto são ocupadas, as pessoas de sucesso pessoal e profissional gastam pelo menos 1 hora por dia, ou 5 horas por semana aprendendo e fazem isso por boa parte da vida. É como outros aspectos da vida, e até comparável aos flocos de neve que vão se acumulando até gerar uma “avalanche” de efeitos positivos na vida.

A primeira atitude deve ser o abandono das desculpas, e a primeira delas é "não tenho tempo", pois francamente, sabemos que não é verdade. A disciplina de escolher algumas coisas para serem substituídas por 60 minutos por dia , para aprender coisas novas, podendo ser divididos em dois tempos de 30 minutos ou três de 20, não pode ser muito difícil. Depois disso, é preciso refletir sobre o quê está aprendendo. Anotar as boas ideias, pensamentos e insights que surgem enquanto estou aprendendo, num arquivo, caderno, ou post-its, é uma prática que tenho, para que mais tarde, ou outro dia fazer o encaminhamento com mais tempo e atenção.

Tente ao máximo colocar as boas ideias em prática, pois não adianta pensar “fora da caixa” e guardar as ideias, pois novos conhecimentos surgem a partir da experiência. Experimentando é que se vê o que funciona, o que não funciona e o que pode funcionar a partir de novas reflexões em cima desse novo processo. Quem pensa que não tem tempo, ao iniciar esta prática logo encontrará tempo disponível, sabendo usar melhor o seu próprio tempo com mais inteligência, obtendo maiores retornos em todas as suas atividades. Quem inicia esta prática relata que logo se dá conta que gradativamente fica mais fácil aprender novas habilidades, o que é essencial, pois o capital intelectual se sobrepõe ao capital financeiro.

Finalizo com a frase de Benjamin Franklin "investir em conhecimento rende sempre os melhores juros". 

Um abraço e até a próxima!ra e determinação rumo a sua realização.

O persistente não é imediatista, ele sabe que as grandes realizações custam tempo e esforço; por isso, dedicará o máximo de seu tempo e seus melhores esforços, de maneira contínua, até alcançar a vitória. As maiores dificuldades e os maiores obstáculos cedem diante da persistência.

Lembre que a água perfura a rocha não por causa de sua força, mas de sua persistência! Persistência é a capacidade de continuar onde os outros desistem!
determinação rumo a sua realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...