terça-feira, 27 de abril de 2021

Mais um ano está passando

 


      

          Ficamos com a sensação de que 2020 passou muito rápido, mas lembrando que seguimos na mesma expectativa do momento em que poderemos viver um pouco mais tranquilos e circular livremente, também parece que 2020 ainda não terminou. Nos aproximamos do 5º mês de 2021 e seguimos atordoados com os números e as ações para prevenção da pandemia, enquanto o tempo vai passando. Ouço muita gente dizendo que está com a sensação de que o tempo “passa voando” sem que consiga fazer o que havia planejado e por este motivo apresento algumas dicas para aproveitar o tempo que resta do ano na tentativa de realizar os desejos e objetivos traçados.

“Escreva objetivos, metas e prazos” é uma frase que você já deve ter lido e ouvido muito, devido ao efeito positivo mostrado em estudos  sobre a efetividade de ter objetivos claros, escritos, quantificados e com cronograma. Não precisa compartilhar com ninguém, mas você precisa verificá-los com frequência, não só para lembrar, mas para identificar as fases já concluídas e quais ainda faltam. Quando traçamos objetivos, metas e prazos é fundamental considerar a quantidade de afazeres para você e quando for o caso, para cada pessoa no conjunto de ações que devem ser realizadas. Muitas vezes o número é maior do que o tempo disponível e a capacidade das pessoas realizar.

É preciso sonhar grande, sonhar alto, porém, é preciso considerar o tempo e o dinheiro necessários para tocar o dia-a-dia, o conjunto das coisas que nos cercam, além dos novos objetivos. Além disso, é fundamental considerar os deveres de rotina, o dia a dia, identificando como é possível reduzir o tempo, automatizar, simplificar ações operacionais, sobrando mais tempo para as ações táticas e estratégicas. Os imprevistos também precisam ser levados em conta, pois podem ocasionar perda de tempo e de dinheiro, e por isso, o fato de ter reservas de recursos e calendário, muitas se torna decisivo.

Lembrando da célebre frase de Albert Einstein "É irracional seguir fazendo a mesma coisa esperando resultados diferentes.", uma forma de aproveitar melhor o tempo e fazer o dinheiro render mais é evitar seguir fazendo o que já está comprovado que não gera o que se  deseja e espera. Persistência é importante, mas a insistência em algo que tem poucas chances de gerar resultados positivos, pode levar ao desperdício de tempo, de recursos importantes e gerar desmotivação. Procure identificar o que não está funcionando conforme o desejado na sua vida e tenha coragem para tomar medidas diferentes, pois muitas vezes é de uma atitude destas que depende o desencadear de muitas coisas boas na vida.

É preciso ter claro como vai alcançar os seus objetivos, pois além de escrevê-los indicando metas e prazos, é preciso considerar o que vai fazer especificamente com cada uma das suas peculiaridades. Ser assertivo no que fazer e o que deixar de fazer a cada dia, a cada semana, a cada mês, para chegar ao fim do ano com todos os objetivos alcançados, é fundamental. Se você valoriza e precisa de efetividade nas ações, passe a conviver mais com quem faz muito e fala pouco. Ouvir e conviver com quem fala muito atrapalha principalmente por desnortear devido ao acúmulo de informações e/ou por posições antagônicas.

Quem quer mais efetividade precisa conviver mais com pessoas que ao invés de discutir mágoas ou sonhos, fazem o máximo possível para realizar o maior número de objetivos que traçaram. Procure observar o que fazem e como agem as pessoas que você tem contato que mais concretizam seus objetivos e busque aproximar-se delas. Identifique nos seus hábitos, detalhes que transformam seus desejos em ações efetivas e veja quais você pode também incorporar. Outro motivo desta dica é que bons e sinceros relacionamentos podem contribuir com a concretização dos objetivos individuais e coletivos. Se você tem fé, é do bem e se relaciona com quem faz acontecer, compartilhe alguns de seus objetivos com as pessoas certas e verá que há várias maneiras de concretizá-los.

                Deixo um grande abraço e até a semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...