“Se você não colocar prioridades claras na sua vida, acabará sedo
sugado pelas prioridades dos outros. Ou pior ainda, pelas suas pseudourgências.
Chegará ao final do dia exausto, tendo feito várias coisas diferentes e nada
importante.” Mensagem de Raul Candeloro, Diretor da Venda Mais.
Gerir o próprio tempo é uma
tarefa cada vez mais difícil para profissionais das mais diversas áreas. As
muitas atividades e necessidades que se somam na sociedade contemporânea fazem
com que o tempo tenha um valor cada vez maior, prevalecendo mais do que nunca a
máxima “tempo é dinheiro”. Se administrar o próprio tempo é difícil,
administrar o tempo dos outros, é muito mais complexo.
A gestão dos tempos numa empresa
está muitas vezes ligada aos resultados, portanto, gerir bem os tempos é um
forte indicador de resultados. Porém, é preciso gerir os tempos mantendo um
clima agradável, lembrando que pessoas não são máquinas, portanto não
controláveis o tempo todo, mas que precisam gerar resultados. O melhor é
estabelecer uma relação de confiança, pois deixar um espaço para o ócio auxilia
muito na criatividade e nos relacionamentos. Um sinal claro de que o tempo não
está sendo bem gerido, é quando as entregas de trabalhos começam a atrasar.
Para gerir o tempo, o líder
precisa estar próximo da equipe e para isso é necessário um relacionamento que
mostra interesse nas pessoas. O líder precisa ser um observador e conversar com
sua equipe, constantemente, sobre como podem ser mais produtivos. É ele que
precisa ter o papel de avaliador e desenvolvedor do próprio tempo. Planejando
junto com a equipe, definindo prioridades, urgências, é uma das formas de gerir
bem o tempo sem criar pressão desnecessária. Um conjunto de metas com controles
dos resultados pode contribuir muito com a gestão do tempo, pois com a
concentração da equipe na busca pelo alcance das metas estabelecidas em
conjunto, aproveita-se melhor o tempo na busca pelo resultado.
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