Você já pensou quanto a sua empresa perde por conta de mau
atendimento, ou porque os vendedores não aproveitaram oportunidades para vender
mais? Em alguns setores é mais difícil estimar, já outros, possuem pesquisas
que estimam valores muito expressivos. Inclusive já apresentamos neste espaço
pesquisa sobre o impacto financeiro do atendimento em restaurantes.
Uma pesquisa da Better Business World Wide, realizada em 32 países,
incluindo o Brasil, onde tiveram parceria da Shopper Experience, fez 1,6
milhões de avaliações do tipo cliente secreto. Compartilho alguns resultados impressionantes:
25% dos clientes não receberam nem um sorriso durante o atendimento.
Neste quesito, os países com melhores situações são a Áustria e o Paraguai, com
taxa de 96% cada um. Curioso, não é? E nós brasileiros nos achando os mais
simpáticos do mundo!
21% dos clientes pesquisadores, relataram que não chegaram a ser
cumprimentados!
55% não receberam por parte do vendedor, sugestões de produtos ou
serviços complementares no ato da compra, a chamada venda adicional não é
aplicada por muitos profissionais. Neste quesito, a Letônia, vejam só, obteve
os melhores resultados com 90%, seguida da Colômbia com 74%.
A pesquisa mostra o que tanto se escreve e se fala, ou seja, que a
nossa força de vendas precisa ser profissionalizada, com vendedores que desejam
realmente esta atividade como profissão e que se preparam constantemente.
Nossos hábitos precisam ajudar nas
decisões
Alguns pesquisadores do setor têm
publicado que quase metade das ações que executamos diariamente não são resultados
de decisões que tomamos conscientemente. Segundo estes estudos, nossos hábitos
determinam quase metade do que fazemos, mostrando que algumas rotinas se tornam
verdadeiros vícios.
Gerencie sua rotina e procure
fazer coisas diferentes a cada dia! Isso contribuirá com a sua motivação, com o
aumento da criatividade e oportunizará visualizar a vida e os negócios de um
jeito diferente, que talvez você ainda não tenha visto.
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