Nesta semana compartilho a frase de Sun Tzu, autor
do famoso “A arte da guerra”, que deixa muitos ensinamentos para o mundo
competitivo em que vivem nossas organizações: “O sucesso das operações reside
na descoberta das intenções do adversário e esforço para identificar seus
pontos fracos.”
Nas últimas duas semanas apresentei duas pesquisas
de audiência perfil e características do ouvinte de 3 emissoras de rádio diferentes,
num número significativo de municípios da região. Nesta semana, apresento
pesquisa sobre perfil e características de assinantes de um jornal regional e a
equipe segue trabalhando em outras pesquisas. Neste ritmo vimos desde o ano
passado e o crescente volume de pesquisas encomendadas por clientes de diversos
ramos de atividades mostra o quanto a profissionalização da gestão das empresas
vem gerando mudanças na forma de tomar decisões, ou seja, baseadas em
informações dos clientes e do mercado, para planejar o desenvolvimento das
empresas.
O conjunto de informações gera uma riqueza ímpar
que será explorada pelos dirigentes e equipes destas empresas, que terão
condições de desenvolver estratégias, planos, tomar decisões embasadas em dados
estatísticos qualificados, sobre assuntos, seções, horários, preferências,
rejeições, de ouvintes de rádios e leitores de jornais. Por estas pesquisas é
possível mapear o nível de renda, faixa etária, gênero, grau de instrução,
ocupação, locais de residência, dentre outras características dos diferentes
tipos clientes.
Você sabe quais os jornais mais lidos e quais as
seções preferidas de seus clientes? Quais as emissoras e quais os horários
preferidos pelas pessoas com as quais você deseja se comunicar? Será que você
está investindo nos veículos e nos espaços mais adequados? Investir baseado
apenas no que você ouviu de alguém ou na sua percepção particular, pode dificultar
muito o alcance dos resultados desejados.
Já pensou se o espaço que você investe tivesse um alto índice de
rejeição justamente do segmento que você quer como clientes?
Economia é justamente investir no espaço que
seguramente é o preferido por aqueles que você deseja como clientes. O restante
é despesa, gastos, que você poderia investir em outras ações com maiores
resultados.
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