Steve Job segue inspirando muita gente e nesta
semana compartilho um pensamento do falecido empresário e pensador “Ser o mais
rico do cemitério não é o que mais importa para mim... ir para a cama a noite e
pensar que foi feito uma coisa grande, isso é o que mais importa para mim.”
Os pequenos negócios tem
baixa inadimplência
Conforme pesquisa divulgada no mês passado pela
Serasa Experian, os pequenos negócios, deverão manter em 2013 a mesma tendência
de baixíssimo nível de inadimplência, conforme ocorreu no ano passado. Os dados
indicam que 95,4% dos pequenos negócios pagaram suas contas em
dia em 2012, quando foi obtido o maior índice, nos últimos 6 anos, desde que a
Serasa tem realizado a pesquisa. Alguns motivos desta baixa inadimplência são as
taxas de juros que seguem em baixa, comparando-se com anos anteriores, o alto
nível de empregabilidade da população e o aumento no nível de escolaridade dos
gestores e empreendedores, que está acima da média nacional da população. Este
conjunto de situações favorece o bom desempenho dos pequenos negócios para 2013
e conforme esta situação vai se consolidando, a tendência é de que dos pequenos
negócios terem taxas de juros mais atrativas na busca de crédito, tanto de seus
fornecedores, quanto em instituições financeiras, devido ao aumento da fama de
serem bons pagadores.
A sua aparência vende
Vários são os livros que deixam cada vez mais
claro que a marca pessoal comunica muito e principalmente para quem vende algum
bem ou serviço, ela está entre os fatores e maior importância. Um dos detalhes que
você deve dar maior atenção é para o fato de alinhar a sua marca pessoal ao que
você deseja vender e passar de conceitos. Se você vende algo na linha de
higiene e limpeza, você deve ser muito asseado, se você vende algo na linha de
organização, você deve se planejar muito bem e mostrar-se muito organizado,
assim por diante.
Marca pessoal é muito mais do que a sua aparência,
mas o que as pessoas vêem de você contribui muito para reforçar ou atrapalhar a
sua imagem. Para ter mais claro como é a sua marca pessoal, você pode conversar
com alguns amigos, ou colegas em quem confia, 5 ou 6 deles em separado, e
solicitar que lhe dêem um feed back sincero e honesto sobre como percebem a sua
marca pessoal, o que ouvem falar de você, como o vêem, quais as imagens mentais
mais ligadas ao seu nome, dentre outros. Pergunte a estas mesmas pessoas a
respeito do seu estilo, elegância, higiene, limpeza, aparência, atenção aos
detalhes, entre outros que sejam necessários à marca que você necessita e
deseja. Procure também perguntar se eventualmente você tem algum movimento,
fala, ou hábito que possa irritar as pessoas. Se houver, peça ajuda para
corrigir imediatamente. Estes detalhes vão contribuindo com a sua marca pessoal
e outra sugestão importante que pode ser encontrada no livro “O poder do
carisma”, de Andrew Leigh, é para você conseguir uma câmara e filmar-se
entrando numa sala, ficando em pé e argumentando algo para a câmara. Avalie
depois qual imagem você parece transmitir pela sua aparência. Veja se aquela
imagem vende bem o que você deseja que os clientes comprem de você. Sobre isso,
relebro a frase de Sepp Nagle “Eu posso convencer qualquer um, se antes eu
conseguir convencer a mim mesmo.”
É preciso lembrar ainda que nenhuma marca
sobrevive a um mau produto e que portanto é fundamental que o profissional
tenha boa argumentação e esteja sempre disposto a assegurar aos seus clientes a
melhor proposta e que traga os maiores benefícios para eles. Assim, uma boa
marca pessoal com um bom produto podem gerar muita prosperidade!
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