Amigos leitores, conforme escrevi na semana
passada, sigo abordando a questão das dificuldades para a sobrevivência e
desenvolvimento das pequenas empresas.
Para quem iniciou sem um projeto e
ainda está sem um plano, é preciso estruturar o plano de negócios e manter o
planejamento detalhado para os próximos 3 anos, preparando a empresa para se
proteger das ameaças, aproveitar as oportunidades, corrigir pontos fracos e se
sustentar nos pontos fortes conquistados. Todo o bom plano garante uma
metodologia para acompanhar as tendências que influenciarão o negócio e
preparar a empresa de forma antecipada, para os cenários futuros. A realidade
mostra que as inovações disruptivas, levam até grandes empresas à falência
quando estas não se preparam para cenários futuros onde as novas tecnologias
que podem romper com a evolução e o desenvolvimento natural dos seus negócios.
Perceber de forma antecipada o que vai ocorrer no seu mercado e preparar-se
para o novo cenário é decisivo para a sobrevivência de uma organização, em
qualquer mercado.
Não basta ter bons produtos e bons clientes
Para um bom empreendimento não bastam
bons produtos e bons clientes, é preciso uma gestão profissional, que é
inevitavelmente, sustentada em planejamento. Uma gestão pouco profissional, sem
planejamento, cria muitas dificuldades á organização, o que mais cedo ou mais
tarde, pode levar a falência, enquanto que uma gestão profissional gera para a
organização uma capacidade maior de desenvolver produtos melhores e atrair os
melhores clientes.
Cuidar da imagem do negócio e dos produtos é fundamental
Muitas empresas negligenciam a imagem
da sua marca e dos seus produtos, seja do ponto de vista do posicionamento
equivocado no mercado, seja na apresentação visual de rótulos, embalagens,
vitrines, fachadas, ambiente interno, exposição de produtos, aparência dos
prestadores de serviços, ou ainda, na relação com o cliente, gerando
repercussão negativa.
Principalmente para empresas de menor
porte, a fachada, o site e a apresentação das pessoas, representam muitas vezes
as suas grandes e talvez as únicas mídias. Não cuidar adequadamente da imagem
pode ser a grande barreira para atrair e manter clientes, o que potencializa o
risco do negócio entrar em decadência. Com o aumento da concorrência em
praticamente todos os mercados, cresceu o poder de escolha e de pressão do
cliente e neste cenário, fatores ligados á imagem da empresa, incluindo
limpeza, organização, aparência, atendimento, ganham importância superior e vão
se incorporando á imagem e esta ao conceito, que em última instância, é a marca
da empresa.
É fácil constatar que deixamos de
frequentar, ou nunca frequentamos determinados estabelecimentos de varejo,
serviços, alimentação, e outros baseados na imagem mental formada a partir do
que percebemos ao longo do tempo, sobre determinadas empresas, independente do
ramo. Em alguns casos a imagem nunca foi boa e em outros a imagem já foi boa,
mas com o tempo e com a repercussão, foi ficando desgastada em nossa percepção.
Um dos primeiros pontos a recuperar numa organização decadente, ou à beira da
falência é justamente a imagem, e as prioridades devem estar ligadas àquilo que
clientes e fornecedores percebem da empresa e de seus produtos.
Um abraço a todos e até a próxima semana!
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