Esta semana me deparei com um provérbio
chinês muito pertinente para algumas empresas que conhecemos: “Limpe as calhas
enquanto o tempo estiver firme”, lembrando da importância de fazer
investimentos e melhorias enquanto há prosperidade no negócio, pois quando
inicia uma eventual crise ou fase decadente, tudo fica mais difícil.
Com a concorrência cada vez mais acirrada,
principalmente no setor de bens de consumo, as ações de mídia alternativa vêm
ganhando espaço para promover os diferenciais dos produtos e iniciar um relacionamento
da marca com o consumidor. O sampling
ou distribuição de amostras grátis ao consumidor, é uma forma de aproximar a
marca do consumidor desejado, de modo não invasivo. Por vezes o consumidor pode
se perder diante das opções e por isso a distribuição de amostras estimula a
experimentação ou consumo, quase que imediatamente.
Uma pesquisa da Nielsen,
consultoria internacional, analisou recentemente os hábitos de consumo em
diversos países, buscando identificar quais são as formas que mais surtem
efeito na atração do consumidor. O estudo foi realizado com companhias de 110 países, sendo que na América Latina
foram ouvidas empresas em sete países, entre eles, o Brasil. O levantamento
verificou em quais ocasiões os consumidores ficam mais, ou menos estimulados a
experimentar novos produtos e identificou que para 45% dos brasileiros, receber
uma amostra grátis faz com que se sintam mais inclinados a experimentar um novo
produto.
O índice que já se sabia que era alto, vem
aumentando, pois as ações de sampling
estão cada vez mais interativas, segmentadas
e profissionalizadas. Fatores como uniformes, boa apresentação visual dos
promotores, bons treinamentos, boa apresentação visual do espaço e do material
utilizado, fazem com que o consumidor alvo receba
cada vez melhor a abordagem e a comunicação dos produtos.
O boca a boca também foi avaliado pela pesquisa,
que revelou a importância de estimular o boca a boca positivo dos clientes nas
suas redes de contato. 38% dos brasileiros
entrevistados disseram que se sentem muito propensos a adquirir um produto que
não conhecem, quando o mesmo é recomendado por amigos ou parentes. A tendência
é facilmente observável nas marcas mais tradicionais, em que o hábito de consumo
de determinados produtos passa de pais para filhos. Todavia, é preciso observar
que esta recomendação ocorre somente nos casos em que há confiança nos
produtos, gerando fidelidade.
As duas ações, sampling e estímulo ao boca a
boca positivo, combinadas podem alcançar um grande número de clientes
potenciais, pois alguém que experimenta uma amostra grátis e fica satisfeita
pode ainda ser estimulada a compartilhar a experiência com as pessoas das suas
relações, propagando de forma positiva a imagem e os benefícios oferecidos
pelos produtos que ainda não eram consumidos.
Com os resultados desta pesquisa, quem produz
ou comercializa bens de consumo, pode ter maior clareza e segurança sobre
potencial da promoção dos benefícios oferecidos através da distribuição de
amostras grátis, que especialmente pela alta eficiência pode e deve ser mais
utilizado pelas empresas para conquistar novos clientes.
Um abraço a todos e o
desejo de ótimos negócios!
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