“Quando todos pensam da mesma forma, ninguém está pensando muito.” A frase é de Walter Lippman e costumo utilizá-la para lembrar que é fundamental querermos ouvir opiniões diferentes da nossa, para formarmos nossos conceitos e tomarmos decisões mais inteligentes e consistentes.
A chamada gestão das informações e dos arquivos precisam ter uma atenção
especial na era digital que vivemos. Tanto organizações e entidades privadas,
quanto públicas, devem utilizar melhor a tecnologia na gestão dos documentos,
garantindo a segurança da informação, além de qualificar os processos do
dia-a-dia. A Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos
(ABGD) divulga em matéria na revista do Sescon (junho de 2013, p. 16 e 17)
resultados das pesquisas a respeito desta importante área para a boa gestão.
Segundo a ABGD, o volume de arquivos ativos cresce 25% ao ano e os gestores
gastam em média 4 semanas por ano, ou seja, praticamente 1 dos 11 meses de
trabalho efetivo, procurando documentos. Ou seja, precisamos nos dar conta de
que na média, nossas empresas gastam praticamente uma folha de pagamento por
ano, para procurarmos documentos, o que é sem dúvidas, um grande desperdício.
Compartilho a seguir, outros resultados das pesquisas da ABGD:
- 90% das
informações, uma vez arquivadas, nunca serão consultadas novamente;
- 95% das consultas são de informações com menos de
3 (três) anos;
- 66% (ou 2/3 no mínimo) das informações guardadas
pelas empresas em suas dependências podem ser removidas de onde estão, ou mesmo
destruídas por serem obsoletas ou, ainda, serem transferidas para outras
dependências ou estabelecimentos que originem menores custos e despesas;
- 3% a 5% dos arquivos de uma empresa são perdidos
ou extraviados;
- R$ 260,00 é o custo médio estimado para recriação
de um documento necessário e que tenha se perdido;
- 2 a 7% (apenas) dos papéis e dos dados
eletrônicos das empresas são desarquivados para consulta;
- 7,5% do tempo dos usuários de microcomputadores são
gastos à procura de arquivos;
- 30% das fotocópias impressas são desnecessárias;
- grandes organizações perdem um documento a cada
12 segundos.
Com
estas informações, que deixam evidente o tamanho do custo direto e indireto com
o arquivamento e busca de documentos e arquivos, é preciso darmos mais atenção
para esta situação de nossas organizações e priorizarmos uma maior organização
e estruturação, visando economia de tempo, dinheiro e segurança para nossos
negócios e de nossos clientes. Existem empresas especializadas em gestão de
informações e arquivos, que podem prestar um excelente serviço, enquanto a sua
equipe mantém o foco no negócio. O custo deste serviço pode ser muito menor do
que o custo do desperdício de tempo e da falta de segurança, ou ainda, do que o
custo de seguir tentando fazer este trabalho com a sua própria equipe.
Um abraço e o desejo de que a boa gestão, com
organização e planejamento traga a todos, resultados ainda melhores. Até a
próxima semana!
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