“90% daqueles que fracassam não estão derrotados... apenas desistiram.”A frase bem conhecida, que precisamos lembrar quase todos os dias, é de Paul J. Meyer.
Conforme já escrevemos neste espaço, sabe-se que a primeira decisão de
compra dos clientes é sobre quem está vendendo. Para vender no primeiro
contato, é preciso fazer com que as pessoas gostem do vendedor, à primeira
vista. Isso também você já sabe, mas como fazer isso é que precisamos
sempre aprimorar. O autor Nicholas Boothman, que pesquisa o assunto, diz que é
preciso estabelecer uma conexão rápida, criando imediatamente uma forte
impressão visual. A explicação é simples: uma pessoa costuma manter a atenção,
em média, por apenas 30 segundos. Depois disso, se distrai e sai à procura de
alguma novidade.
O autor lembra ainda, em matéria na revista Venda Mais (maio, p.12) que
quando você conhece novas pessoas, sua capacidade de criar empatia depende de 4
pontos:
1- sua atitude;
2- sua capacidade
de sincronizar certos comportamentos, como linguagem corporal e tom de voz;
3- sua habilidade
para conversar;
4- sua capacidade
de descobrir se a outra pessoa responde mais aos apelos visuais, auditivos ou
relacionados às sensações corporais e aos sentimentos (os cinestésicos).
Com estas dicas, certamente você
consegue reavaliar as condições de vender mais no primeiro contato.
Planejando vendas a campo
O profissional de vendas que trabalha em campo precisa ser ser muito
disciplinado e minucioso no planejamento do roteiro a ser percorrido. O
planejamento é uma previsão, uma
estimativa e não de um rígido mecanismo de alinhamento de todos os
esforços, mas planejando o itinerário, o vendedor assegura um mínimo de ordem e
disciplina no seu trabalho e economiza energia e tempo. Sabemos que se gasta
muito em combustível e passagens em nossas empresas. Você já parou para pensar
sobre: Quem paga esta conta? Você? Sua empresa? Seu cliente? Alguém assumirá
este custo e não ficará feliz em vê-lo perdido, sem qualquer tipo de retorno.
Além disso, a desculpa de que os clientes abortam qualquer tentativa de
ordenação de itinerário é falsa, e é melhor alocá-la no folclore de vendas. O
que é certo, é que o itinerário pode ser modificado, sempre por razões de força
maior, portanto aceitáveis. Mas daí a ponto de não existir um programa de
atendimento, vai uma distância enorme, na qual se perdem os indisciplinados. (baseado no livro Administração do tempo em vendas, de B. Millioni, ed.
Nobel)
Analise com cuidado o seu roteiro e dos seus
profissionais de vendas e otimize custos e esforços para os melhores resultados
do seu negócio.
Missão Empresarial para a China
A ACI de Frederico Westphalen com apoio da Universo do Turismo está promovendo
a 1ª missão empresarial para a China, a fim de proporcionar aos empresários da
região, a possibilidade de prospectar novos negócios. A missão visitará
principalmente a CANTON FAIR, edição de outubro de 2013. A Canton Fair é a
maior feira de exportação do mundo e é realizada nos meses de abril e outubro
de cada ano, na cidade de Ghangzhou, na China. São mais de 80.000 expositores
de diversos segmentos.
A missão além de visitar a
Canton Fair e outras atividades na China, terá uma parada de 3 dias em Dubai
nos Emirados Árabes. O lançamento do projeto, com apresentação detalhada será
nesta quinta-feira, 18 de julho, 19h30min, no salão da ACI, com coquetel aos
presentes.
Desejando ótimos negócios, um abraço e até a
próxima semana!
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