“Um
problema é a chance que você tem de mostrar o seu melhor.” A frase é de Duke
Ellington e dedico à reflexão dos amigos leitores nesta semana.
Ty Boyd, coach de negócios, conferencista e
escritor, teve publicada na revista Venda Mais, de junho, uma síntese da sua
tese dos 7 pecados capitais do atendimento. Compartilho com os amigos leitores,
sempre muito atentos e interessados em qualificar esta fundamental função em
nossos negócios.
2 - Vaidade gerada pelo sucesso (lembrei de algumas
personalidades, rs, rs);
3 – Criar níveis hierárquicos, sem promover o trabalho de
equipe. Colegas que reclamam dos outros ou se lamentam “não é trabalho meu”;
4 – Falta de treinamento, reconhecimento ou estímulo;
5 - Não ouvir, ou antecipar a resposta antes de
compreender a situação;
6 – Isolar-se, ou não prestar atenção ao cliente ou ao
concorrente;
7 – Falar e não cumprir, ou pior, mentir.
Identificados os 7 pecados capitais do
atendimento, você pode fazer uma auto-avaliação com a sua equipe, verificando
quais deles estão presentes na sua
organização, e como reduzi-los, ou pelo menos, como reduzir a frequência e o
impacto destes problemas, nos seus negócios.
Quanto se perde pelo mau atendimento?
Você já parou para pensar em quanto a sua empresa deixa de ganhar, ou
perde, em situações de mau atendimento, ou porque os profissionais não
aproveitaram as oportunidades para vender mais? É difícil prever, claro, mas
uma pesquisa ampla, com 1.600.000 avaliações de atendimento, tipo “cliente
oculto”, realizada em 32 países pelo instituto Better Business Word (sueca) e
no Brasil em parceira com a Shopper Experience (brasileira), revelou alguns
índices que interessam a quem depende do atendimento para prosperar, ou seja,
muita gente. Vamos aos resultados:
- 25% dos clientes
não receberam nem um sorriso durante o atendimento;
- a simpatia e o
sorriso durante o atendimento são mais frequentes no Paraguai e na Áustria, com
96% dos casos;
- em 21% dos
atendimentos os clientes nem chegaram a ser cumprimentados;
- em 55% dos
casos, não foram sugeridos pelo vendedor, sugestões de produtos ou serviços
complementares no ato da compra, ou seja, a desejada venda adicional, só foi
tentada pelos vendedores em 45% dos atendimentos;
- a venda
adicional, tem a maior frequencia, com 90% dos atendimentos na Letônia e 74% na
Colômbia.
Bem, como vimos, em que pese a tanto se falar
e ler sobre atendimento, o Brasil não tem índices de destaque e com mais estes
números e estas pesquisas, reforça-se a necessidade de termos no atendimento um
investimento constante de atenção e energia, para convertermos este esforço em
mais e melhores vendas e prosperidade nos negócios.
Um abraço e o desejo de muitas e ótimas
vendas!
LER E RELER
ResponderExcluirSUCESSO...
Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirVoo Facil Taxi Aereo
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