segunda-feira, 1 de julho de 2019

Como tornar o mundo um lugar melhor


Muhammad Yunus, economista criador do Grameen Bank, recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2006, e ficou ainda mais conhecido pelo mundo como o banqueiro dos pobres. Seguindo a filosofia de resolver problemas sociais através de projetos que combatam a pobreza e beneficiem o desenvolvimento social sem visar o lucro, ele tem promovido ideias para tornar o mundo um lugar melhor e viaja pelo mundo pregando o microcrédito, empreendedorismo social e outras práticas que tem mudado a vida de muitas pessoas pobres.
Quando esteve no Brasil recentemente e foi perguntado sobre o que fazer quanto ao desemprego ele propôs: "não chore por estar desempregado, crie seu emprego". Ele também esteve em algumas capitais promovendo a Yunus Negócios Sociais, investidora em ideias para empreendimentos sociais. Ações como estas tem um grande potencial para desenvolver socialmente o Brasil e as comunidades pobres. Yunus inovou ao aplicar e disseminar internacionalmente o conceito de microcrédito por meio do Grameen Bank, fundado em 1983. O banco oferece oportunidades a pessoas muito pobres, que jamais tiveram e nem conseguiriam ter acesso ao sistema bancários, e concede empréstimos sem garantia e sem contratos.
O economista e banqueiro tem focado em 5 ideias que podem transformar o mundo em um lugar melhor, que seguem aqui de forma resumida:

- Buscar soluções para problemas reais - alguns dos grandes problemas mundiais poderiam ser evitados a partir de iniciativas simples. Nos países mais pobres, famílias sofrem de anemia devido à ausência de ferro na alimentação ou de cegueira noturna, causada pela falta de vitamina A. Esses casos poderiam ser resolvidos com medicamentos que suprissem a falta de nutrientes, ou com alimentação mais rica em vegetais. Oferecer sementes para essas pessoas seria uma solução, mas para que isso ocorra é necessário que um empreendedor investa na ideia e se torne, por exemplo, um fornecedor de sementes para produção local.
- Empreender em negócios sociais - Yunus é defensor da criação de negócios sociais e questiona quando muitas pessoas que entendem que um negócio só é verdadeiro quando há lucro. O lucro é apenas uma consequência, resultados do que se faz ou deixa de fazer, ficando a opção do investidor tê-lo ou não, bem como decidir qual o tamanho ou proporção das margens dos seus negócios. Há um número crescente de investidores destinando parte do lucro para investir em negócios sociais. A questão é humanizar o capitalismo e pensar no próximo, honrando e elevando os valores humanos.
- Favorecer a coletividade – o desenvolvimento não é real enquanto existirem pessoas que sobrevivem com apenas uma refeição ao dia, ou não tem roupas para vestir. O desenvolvimento não existirá enquanto os bancos recusarem empréstimos mínimos para famílias enquanto são realizados diariamente empréstimos milionários a empresas e governos de países desenvolvidos, que às vezes, tornaram-se devedores. No Grameen Bank, o primeiro empréstimo realizado foi inferior a US$ 30, e as pessoas nunca deixaram de devolver a quantia dentro do prazo.
- Aplicar teoria à realidade - para que todas essas ideias possam se tornar reais e de conhecimento geral, elas precisam ser repassadas. Não há melhor lugar para discutir essas questões do que nas conversas de famílias e nas salas de aula. A questão vai além do simples investimento em educação, mas também aplicar o conhecimento na prática para que as mudanças possam ser realizadas em nossas comunidades.
- Colocar as pessoas acima do capital – é preciso um capitalismo onde a renda seja melhor distribuída e as pessoas sejam mais valorizadas do que o capital e os patrimônios físicos. O novo modelo de pensamento capitalista poderá minimizar os impactos causados pelas disparidades sociais, que geram problemas que afetam a vida e o desenvolvimento de famílias pobres.
 A obra de Yunus, motiva para uma economia mais solidária. É certo que não se pode mais esperar nada do Estado e cada um de nós precisa agir, para melhorar o mundo ao nosso redor. 
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...