As
crises tendem a acelerar processos que já vinham ocorrendo, conforme você já ouviu
e já leu por aqui também. A crise provocada pelas decisões diante da pandemia,
não fugiu, e seus efeitos de longo prazo, não fugirão a esta regra. Deste modo,
precisamos nos conscientizar de que aquilo que vai funcionar nas formas de
criar, promover e vender, já existe.
Twitters
de 300 caracteres têm sido mais poderosos que textos impactantes dos jornais
mais renomados, assim como alguns tiktoks de 11 segundos, ou vídeos no youtube
conseguem mais repercussão que comerciais nos intervalos dos programas de maior
audiência da TV. Um dos motivos é que nunca tanta gente passou tanto tempo
diante das telas e tampouco era possível
levar as telas, com os smarphones, há qualquer lugar que se vai.
Muitas
coisas que eram percebidas, ou entendidas como fundamentais, de repente, com os
decretos de distanciamento social, passaram a não ser mais. Todos aprendemos a
viver sem determinadas atividades, sem determinados espaços e atividades, ao
passo que começamos a entender, usar e conviver com outras situações e
funcionalidades que não conhecíamos ou não valorizávamos. Por estes e outros
motivos, os orçamentos para promoção e vendas precisam ser alinhados cada vez
mais para a atenção às pessoas, especialmente aos públicos alvos e seus
influenciadores. Independente da idade, faixa de renda, ou local de residência,
boa parte destes públicos está na frente da tela de um celular, mesmo quando
está em frente a TV, que teve uma grande retomada de audiência na pandemia. O
celular é o ponto de convergência das pessoas em qualquer tempo e é fundamental
que você avalie como seu negócio é encontrado e como se apresenta no celular
dos seus públicos.
Pesquisas,
campanhas, produção lentas e caras devem dar lugar a velocidade! É preciso
apostar em produções ágeis, testes em micro escala e diários, decidindo investir
mais naquilo que os testes, projetos piloto e outras análises mais rápidas derem
algum sinal positivo.
A
criatividade deve ser cada vez mais diferencial competitivo, seja na concepção
de bens e serviços, ou na forma de promovê-los, bem como na forma de fazer
chegar aos públicos. Muitas marcas já se dedicam a produzir entretenimento e/ou
conteúdo relevante, para assim obter seguidores, dentre eles, encontrar novos
clientes/consumidores, obter seu engajamento, fidelidade e indicação de novos,
considerando que a venda é uma consequência de um relacionamento bem feito.
Vejam amigos, que não são projeções para o futuro, são observações do que está
ocorrendo agora e com o objetivo de despertar os negócios locais para mudar a
forma de promover e vender.
Prestar
atenção nos traços de comportamento daqueles públicos que você e seu negócio
desejam atrair, ser criativo e executar ideias rapidamente é um conjunto
poderoso que pode gerar muito mais soluções daqui para frente. Há algum tempo
atrás, isso já era importante, porém, ainda considerado por muitos como
opcional, enquanto que agora precisa ser considerado obrigatório, uma questão
de sobrevivência, em praticamente todos os mercados.
Nestes
tempos em que muita coisa precisa ser revista, outras, reinventadas, é preciso
ter coragem para romper com o que não serve mais. É preciso mudar de fato,
entender rapidamente as guinadas do comportamento do seu público e seguir estes
caminhos com criatividade, velocidade e muita capacidade para agir aproveitando
as oportunidades que passam logo, consciente de que surgem outras.
Pense
nisso! Até a próxima!
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