domingo, 18 de dezembro de 2022

Razão, coerência e emoções

 


Creio que todos nós tentamos agir com coerência e razão, porém, como poucos conseguem regular suas emoções, há muito mais gente agindo primordialmente pelas emoções. É mais comum vermos tentativas de justificativas racionais, para ações e decisões puramente emocionais e muitas vezes incoerentes.

Você e eu convivemos com gente a beira do pânico quando a bateria do celular está terminando e não tem um carregador por perto, mas que não parecem preocupadas por não ter um plano para os seus sonhos, por exemplo. Sou daqueles que recomenda sonhar grande, por que sonhar pequeno ou grande dá o mesmo serviço. O que é um sonho grande? – É um sonho que você se sente desconfortável ao tentar explicar para pessoas de mente pequena.

O melhor foco das mentes vencedoras não são os que já venceram, pois o ciclo deles pode estar no fim. O foco deve ser vencer. Quem tenta e falha merece nossos parabéns e admiração, pois a maioria das pessoas nem tenta nada, e claro, não consegue nada.

Hábitos de alimentação e exercícios podem contribuir muito, mesmo que o indivíduo não perceba inicialmente, com a estima, a mente, a criatividade e além disso, o corpo agradecerá ao ficar mais velho. O mesmo vale para as habilidades de comunicação, nas quais deve-se investir, pois elas também afetarão todas as áreas da sua vida.

Escolher com quem passamos o tempo é bem importante, pois conforme já escrevemos várias vezes neste espaço, os estudos indicam que vamos nos parecendo cada vez mais com as 5 pessoas que mais convivemos. Abandonar pessoas tóxicas pode fazer muita diferença na vida.

Não existe momento perfeito, mas há muita gente esperando por eles. Manter-se em padrões irreais cria frustração, então o melhor momento para começar algo é agora. Qualquer tempo se preocupando com o que passou, é tempo perdido e tempo, é um recurso preciosíssimo, pois não podemos controlar o passado.

Nossas palavras tem o poder de ferir e comentários cruéis podem ferir os outros por toda a vida. As nossas palavras deveriam ser utilizadas para inspirar e libertar.

O fracasso logo atinge nossos corações, enquanto o sucesso logo “sobe a cabeça”. O caráter de cada pessoa vai se revelando nos altos e baixos. As melhores pessoas são humildes no topo, e fiéis nos momentos de baixa.

As suposições sobre o que é a felicidade deixa muitas pessoas infelizes, especialmente em função das expectativas do que poderia ou gostaria que fosse. Me sinto feliz quando consigo valorizar a vida que tenho e consegui até aqui.

Julgar a nós mesmos por nossas ideias e os outros por suas ações não é coerente e além disso, pode afastar pessoas importantes para ter uma vida melhor. Sejamos alguém que os outros queiram ter por perto! Não teremos retribuições sobre o que damos e nem tanta atenção para com os outros, pois nem todos tem o coração tão generoso, quanto você. Viver bem é entender que os outros não lhe devem nada e que eles e não têm culpa. Para dominar o nosso caminho, precisamos pegar o poder de volta, evitando responsabilizar os outros por qualquer ação ou situação.

Outra dificuldade em relação a coerência, é que muita gente não aceita o custo do que deseja experimentar na vida. Vive melhor quem tem consciência de que risco e recompensa andam juntos. O que devemos abrir mão para alcançar tal desejo? Vale a pena?

Somos responsáveis pelos problemas que encontramos, independente de quem causou. Quem resolve a situação se sente empoderado(a), além de uma imagem positiva de selecionador(a) de problemas.

A justiça é uma invenção humana, e é racional entender que ela é inatingível! Muita gente gasta a sua vida e destrói outras, buscando a utopia que criou sobre a justiça. As coisas boas não vêm facilmente. As grandes realizações da humanidade também demoraram e por isso as recompensas de bons investimentos e boas ações, não podem ser esperadas em pouco tempo.

 Desejando mais razão e coerência em suas ações, um abraço e até a próxima!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...