domingo, 18 de dezembro de 2022

Relembrar para as vendas de fim de ano:

 


                Vendas de Natal, fim de ano, Ano Novo e férias de verão parece de fácil planejamento não é mesmo? Todos os anos têm e ocorrem nos mesmos dias! Todavia, por motivos diversos, nem todos conseguem planejar os detalhes com antecedência e por isso relembro aqui alguns detalhes e dicas para um “check list” para os pequenos negócios.

                Estoque preparado?  - Organizar o estoque deixando as mercadorias que mais saem neste período, para um fácil e rápido acesso é uma dica importante, que vai agradar clientes, vendedores, atendentes, e outros. Observar as tendências anunciadas pela mídia especializada e os primeiros movimentos do período para conferir se o planejamento foi correto também faz parte desta primeira etapa. Buscar entender bem o que pode ter aumento de procura, preparar uma boa variedade (amplitude e profundidade) do estoque permite ganhar clientes novos, inclusive a partir das indicações dos clientes fiéis da empresa.

                Descontos bem calculados? – É preciso muita atenção na hora de criar as promoções com descontos de fim de ano. A estratégia precisa ser analisada no conjunto, avaliando investimentos na mídia para promover os atrativos. Somente descontos, sem promover externamente e sem atrair uma boa parcela de clientes novos, pode ser apenas perda de receita. Esta análise pode ser feita de acordo com o potencial de cada produto, pois alguns deles tem boa performance no ano todo e não precisam de nenhuma aceleração com promoções.

                Acompanhando os indicadores de formas de pagamento e os canais de vendas? – Os picos de vendas de fim de ano por vezes atrapalham a análise de desempenho, principalmente em pequenos negócios. Com a crescente variedade de formas de pagamento, é fundamental analisar com frequência se todas as formas estão funcionando bem, qual funciona melhor, qual é preferida do seu público e qual é mais interessante para o seu negócio no momento. Quanto aos canais de vendas é a mesma situação, pois é preciso analisar em quais dias, turnos, períodos, públicos, etc. cada canal funciona melhor. Neste período, um canal de vendas que fique inativo mesmo que por pouco tempo, dependendo do dia e horário, pode representar uma grande perda de oportunidade. Ter canais extras é sempre muito importante.

                As mídias estão planejadas? – Prospectar interessados em seus produtos (bens ou serviços) ficou bem mais fácil com as mídias digitais. Nutrir com mais informações quem manifestou algum interesse mínimo é fundamental para transformar este interesse em vendas. Se não tiver na equipe, contrate pessoas e serviços que auxiliem na busca de leads, que monitorem e acompanhem interessados, influenciadores, e outras formas de aproximar o relacionamento com o público alvo, mas não descuide deste ponto.

                As finanças têm bons controles? - Olhar para o fluxo de caixa com as compras a vencer, os compromissos com salários, encargos, benefícios de fim de ano e as perspectivas de receitas é fundamental para que o negócio continue crescendo, além de garantir segurança e rentabilidade do próprio capital investido na empresa. Estudar os fluxos de aumento de demanda, analisando o suporte necessário para atender bem os clientes é importante para saber como organizar a equipe para otimizar o tempo contratado de cada um. Uma boa gestão do tempo das pessoas permite atender bem, com menos contratações emergenciais, por exemplo.

                O que está planejado para os clientes? – Costumo dizer que este é um excelente período para fidelizar os clientes mais novos e obter indicações pelos clientes antigos. Quanto mais os seus sistemas conhecerem os hábitos dos seus clientes, mais assertiva será a interação com eles, permitindo entregar mais valor percebido por eles. Talvez o mais importante ainda, é que as boas relações feitas e deixadas agora podem gerar ótimos resultados ao longo do próximo ano.

            Esperando que estas lembranças auxiliem na melhoria da performance desta virada de calendário, deixo um abraço e o desejo de nos encontrarmos na próxima semana!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...