domingo, 18 de dezembro de 2022

Resiliência e outras atitudes vencedoras

 


Quem tem um bom nível de resiliência tem mais paz interior, melhores relações, desenvolvimento pessoal e profissional. O passado não pode ser mudado e num nível razoável de resiliência é possível viver bem com esta premissa. As opiniões dos outros não definem ninguém, a menos que a pessoa assuma os rótulos que tentam colar nela.

A vida de cada um é diferente da sua e da minha e isso precisa ser entendido pelos que desejam viver melhor consigo mesmo, em grupos sociais, ou profissionais. Com o passar do tempo muitas coisas melhoram, mesmo que por vezes falte paciência para esperar os resultados.

Quem está tentando ser mais resiliente deve analisar as críticas recebidas como expressões que por vezes definem melhor quem expressa, do que os alvos da crítica. Quem tem o hábito de criticar, antes de emitir sua opinião deve analisar se ela não diz mais de você do que dos outros.

É melhor que ninguém ouça você reclamar, pois para muitas pessoas os seus sentimentos são irrelevantes. Reclamar seguidamente não ajuda ninguém e muitas vezes o melhor é fazer o que precisa ser feito com um sorriso no rosto.

Quem busca um bom nível de resiliência também precisa entender que pensar demais só causa tristeza e que a felicidade vem de dentro, não de fora, e portanto, não dos outros. Sobretudo, é preciso entender que são os pensamentos positivos que atraem coisas boas.

Atitudes vencedoras dependem de algumas posturas e entendimentos simples. Aprender a dizer não, quando for necessário, é uma atitude que determina o quanto estamos focados no propósito. Pensar grande, mas começar pequeno é um sinal que denota o princípio do planejamento de qualquer iniciativa. Fazer sua vontade ser maior do que as suas desculpas é a maior evidência de disciplina que alguém pode ter para si e para seus grupos.

Quando você acredita que pode fazer algo, não importa se as pessoas pensam que você não pode. Neste caso, ignore a opinião deles e aja com total autoconfiança em suas capacidades. Honre seus compromissos. Se você diz que vai fazer alguma coisa, se responsabilize. A reputação de cada um de nós é a única coisa que realmente temos. Ser uma pessoa de palavra é ter um patrimônio. Por isso, leve-se a sério! Ninguém consegue demonstrar valor sem intenção. Os desejos significam muito para cada um de nós e é por este motivo que não devemos parar até alcançá-los. Todavia, o controle das emoções é fundamental, pois muitas vezes as emoções obscurecem os julgamentos. As pessoas buscam os vencedores e os resilientes para orientações e liderança. Nestes momentos ao invés de reagir emocionalmente é fundamental ser decisivo/a. Muitas pessoas tem dificuldade de encontrar seus propósitos, a melhor direção e/ou tem dificuldades com as suas intenções. Estas pessoas precisam de uma boa liderança para lhes orientar na melhor direção.

Resiliência e atitudes vencedoras são evidências de maturidade, que as vezes demora para se completar. Maturidade também se percebe em quem não tem medo de errar e mudar de rota sempre que for preciso. Aprender com os erros, nossos e dos outros, oferece uma oportunidade de sair mais forte de cada situação e isso também é resiliência e condição para vencer. Ninguém sabe tudo e é preciso admitir quando se está errado. Admitir os erros o mais rápido possível é a maneira mais rápida de aprender. O “tempo voa” é uma expressão corriqueira, mas o que poucos dizem é que quem melhor “pilota” esta nave, é que tem a melhor produtividade.

De tudo o que já mencionamos aqui, e mais um pouco, tem pelo menos 2 caminhos e escolher o lado certo ao invés do lado fácil, denota ética e respeito próprio, com sua história e com os outros.  

Esperando que estas palavras auxiliem na avaliação de 2022 e planejamento para 2023, deixo um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...