Queridos
leitores, compartilho a frase de Peter Druker "Os milagres acontecem às
vezes, mas é preciso trabalhar tremendamente para que aconteçam." que deve
ser lembrada todos os dias, para inspirar nossas atitudes e escolhas.
A atividade dos profissionais de vendas,
como outros setores da empresa, também precisa ser bem gerida, para que você
busque melhores resultados em vendas e tenha uma equipe melhor orientada. Aqui
vão algumas dicas de indicadores do consultor em vendas João Alberto Costenaro,
que você pode estabelecer, para orientar melhor a equipe, acompanhando o
desempenho de cada profissional.
- Quantidade de visitas, ligações ou
atendimentos;
- Quantidade de conquista de novos
clientes;
- Índice de pedidos ou contrato por
contato, ou seja, quantos contatos foram feitos para fechar um pedido;
- Valor médio dos pedidos;
- Percentual do alcance da meta –
semanal, mensal, trimestral e anual;
- Positivação – ou índice de clientes
que compram, ou fecham contrato por semana, mês, ou ano;
- Quantidade de tempo que o cliente não
recompra;
- Visitas a clientes inativos;
- Gastos com deslocamento por visita;
- Venda de mix de produtos ou venda
cruzada para lojistas.
Acompanhando
estes indicadores você pode comparar os profissionais entre si e comparar os
números da sua empresa com os meses e anos anteriores, ou ainda da sua empresa
com outras empresas e assim verificar quais os pontos você pode ou precisa
focar os esforços para as melhorias.
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