Sabemos para vender e/ou valorizar um produto, ou uma pessoa, este bem,
ou serviço, ou pessoa precisa ser promovido, mas você já se perguntou quem
promove você? Bem, se você não se promover, muito dificilmente alguém o fará.
Se você perguntar para as pessoas que se consideram bem sucedidas, se elas se
sentem confiantes o tempo todo, provavelmente muitas dirão que não.
Partindo do que todos já sabemos, de que o sucesso não é uma questão de
sorte e que todos precisamos nos esforçar continuamente, pois a sorte se traduz
no acontecimento em que a oportunidade e o trabalho realizado se cruzam, os
autores João Catalão e Ana Teresa Penim apresentam no livro Negociar e Vender,
40 lições e ferramentas negociais comentadas por líderes de opinião. Considerando
que as pessoas muitas vezes se focam naquilo que precisam para sobreviver, e
não naquilo que gostariam de alcançar, ficam destacadas algumas sugestões para
desenvolvermos uma atitude mais confiante:
- Esqueça a ideia de que as coisas boas acontecem para quem acha que as
merece e espera pacientemente. Não nos cansamos de dizer: na vida comercial não
obtemos aquilo que merecemos, mas sim o resultado da qualidade das negociações
que realizamos;
- Aja! Lembre-se de que grande parte do sucesso decorre simplesmente da
capacidade de insistir;
- Livre-se de preconceitos e aceite a ideia de que o marketing pessoal é
a capacidade indispensável para a sua sobrevivência.
Assim, amigos, leitores, lembrem-se de aproveitar as boas oportunidades
para promoverem o seu trabalho e valorizarem as suas competências, pois se
vocês não fizerem, ninguém o fará!
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