Há algumas
semanas atrás participando de um grupo de empresários e executivos que discutem
o que fazer para manter os negócios diante do distanciamento social, perguntei
aos participantes se eles pudessem, o que perguntariam aos seus clientes e
prospects. Com as questões propostas por eles e mais algumas, convidei uma colega
e nossas turmas de estudantes e realizamos uma pesquisa com análise de
comportamento de consumidor durante a pandemia.
Com os resultados da pesquisa, a
pretensão é orientar empresários, executivos, profissionais liberais e
autônomos para continuar vendendo bens e serviços para as pessoas que moram nos
seus municípios e estão bem mais tempo em casa. Trago aqui alguns resultados
gerais e algumas análises, que podemos seguir complementando nas próximas
semanas por este espaço. Responderam a pesquisa nas duas primeiras semanas de
abril, 678 consumidores de diferentes faixas etárias, diferentes faixas de
renda, ocupações e municípios.
Um dos
resultados que chama a atenção é a disposição das pessoas para contribuir com
as empresas locais. 32,1% dos respondentes afirmam que estão dispostos a deixar
de comprar de empresas de outros municípios, para prestigiar as empresas locais.
30,8% está disposto a indicar os produtos e serviços das empresas locais para
amigos e familiares. 28% quer comprar agora por telefone e internet, para
entregarem nas suas casas. 6,6% se dispõe a comprar agora “vouchers” de
serviços diversos para usar posteriormente.
Quanto aos produtos
que as pessoas têm interesse em comprar, mas atualmente não conseguem fazer
isso sem sair de suas casas 11,14% dizem que gostaria de comprar comida e
mantimentos sem sair de casa e não consegue fazer isso na sua cidade. 8,96%
citam vestimentas, cama, mesa e banho e 8,44 citam calçados e acessórios como
itens que não conseguem comprar sem sair de casa. Medicamentos, com 6,7%,
móveis, artigos para o lar, e decoração, com 6,09%, eletrônicos e
eletrodomésticos, com 4,96%, bebidas com 4,53%, materiais de construção,
incluindo tintas, com 3,83% e cosméticos e perfumaria, com 3,48% são outros
grupos de itens dos mais citados entre aqueles que seriam adquiridos de
empresas de suas cidades, se houvesse como adquirir sem sair de casa.
No que tange
a serviços, a dificuldade de acesso durante o distanciamento social a serviços
médicos, hospitalares, laboratoriais, assim como consultas e terapias aparece
com 21% e os serviços de odontologia, foram citados por 15,93%. Os serviços de
beleza/estética, com 12,69, os serviços de fisioterapia, fitness e bem estar
com 12, 51% e entretenimento, cultura e lazer com 11,61% também são apontados
como de difícil acesso durante este período. Serviços de manutenção como
encanador, eletricista, pintor, instalador, manutenção de equipamentos
eletrônicos, aparecem com 3% de citações com dificuldades de acesso neste
período.
Tanto na
reinvenção do varejo quanto na prestação de serviços, os resultados mostram boas
e variadas oportunidades para negócios
micro regionais apresentarem-se mais e melhor com vendas por telefone, on line
e entregas domiciliares as pessoas que residem no município.
33,83% respondeu
que pelo menos 1 vez por mês faz alguma compra pela internet, sendo que destes,
7,69% tem frequência semanal. 28,25% diz que a cada 3 meses faz alguma compra
pela internet, sendo que apenas 10,80% afirma que nunca compra pela internet.
Isto também quer dizer que o morador destes municípios já está habituado em boa
parte a comprar pela internet, mas precisa que os negócios locais, que ele
conhece e confia, estejam lá também, com acesso bem divulgado e em condições de
entregar na casa dele. Pensando na micro região, certamente a entrega pode ser
feita com maior rapidez e
confiabilidade.
Na próxima
semana podemos trazer mais informações sobre os hábitos de consumo neste
período de exceção, mas o resultado mais importante talvez já se sabia, que é a
necessidade de rever vários pontos, acelerar a inovação, para continuar
vendendo, atendendo, atraindo a atenção, mesmo que o cliente e o prospect não
puderem sair de casa.
Verifique se os
seus serviços, amigos profissionais liberais e autônomos, ou a organização em
que você trabalha, é gestor, ou sócio, tem oportunidade para gerar mais conveniência,
inovando em serviços agregados e entregas, se aproximando mais e facilitando a
vida de outras pessoas.
Um abraço, desejando dias melhores!
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