Para os novos tempos
que desejamos para nosso país, é preciso uma onda de inovação que passe por
nossas vidas pessoais, nosso trabalho, propriedades e empresas alcançando o
setor público. É preciso mais gente falando e promovendo inovação em diferentes
segmentos.
Para começar por nós, uma sugestão é investir 15 minutos por dia
formulando perguntas que desafiam a condição e a situação atual da empresa e da
equipe. Outra sugestão é buscar experiências novas. Quem lê livros e textos técnicos,
deve buscar ler alguns livros de ficção, por exemplo, assim, como quem lê
ficção e romance deve escolher alguns livros tipo “casa e jardim”, antiguidades
ou mais técnicos. Sugere-se também acompanhar conferências fora da área de
atividade, abrindo a mente ao que é novo, assim como voluntariar-se para
eventos que não têm muito a ver com seu o trabalho.
Aproveite cada oportunidade para viajar, preferencialmente para locais
diferentes, para ver, ler e ouvir coisas novas. Os pesquisadores documentaram
que em quanto mais países uma pessoa viveu, mais essa pessoa tende a aproveitar
essa experiência para criar ideias, processos ou métodos inovadores.
Para ter uma equipe inovadora, é preciso contratar pessoas fora das
regras convencionais. Está comprovado que equipes mais criativas, mais
inovadoras são formadas por pessoas de diferentes talentos, personalidades e
atitudes, com diferentes áreas do conhecimento, que vão se complementar na
busca de soluções inovadoras. Lembro que um dos anúncios da Apple, considerada
uma das empresas mais inovadoras do mundo foi “As pessoas malucas o suficiente
para acreditar que podem mudar o mundo, são as que realmente o mudam.”
Todos os dias temos oportunidades para ficar pensando no que ocorreu até aqui,
assim como investir o tempo para inventar o amanhã. É novamente uma escolha de
cada um de nós.
Quando se tratar do cliente, não se trata da empresa e sim, da vida dele.
Os clientes não se interessam pela empresa e sim, por resolverem os seus
próprios problemas e alcançarem seus próprios sonhos. Cada um de nós antes de
pensar em comprar alguma coisa, se pergunta, “como este produto (ou serviço)
pode tornar a minha vida melhor?”. Escutar o cliente é fundamental, mas não é
tão valioso quanto conhecer bem o cliente. É preciso criar uma obsessão de toda
a equipe para melhorar a experiência do cliente, que sabe ser generoso com quem
lhe proporciona boas novidades.
Vivemos um tempo em que a simplicidade é a máxima sofisticação. O
simples, claro e fácil está mais valorizado, porém, mais difícil de ser
alcançado. Tem muitas coisas desnecessárias ao nosso redor, nos serviços, nos
produtos, em nossas empresas. Precisamos descomplicar nossos negócios, bem como
a forma dos clientes encontrá-los e utilizá-los.
Em alguns momentos da vida podemos chegar a conclusão de que as decisões
mais importantes são aquelas que decidimos não fazer. Aqueles que têm muitas
coisas ao mesmo tempo para fazer, devem enfocar as áreas em que mais se
destacam e delegar o restante para dizerem “não” com mais frequência.
Outras dicas para inovar nos negócios são:
- listar todos os dias 3 coisas que é possível fazer hoje para progredir;
- perguntar-se “Qual é o motivo pelo qual as pessoas compram meus
produtos?” – a resposta deve se tornar o foco do produto, ao mesmo tempo que
tudo o que o tira do foco deve ser eliminado;
- examine tudo sobre seu produto ou serviço pela perspectiva do cliente;
- facilite os encontros dos seus produtos com seus clientes;
- deixe tudo mais simples e elegante;
- reduza o tempo dedicado aos projetos e às tarefas que não promovem o
propósito básico e a sua paixão.
Desejando muita inovação e prosperidade para nossos
negócios, deixo um abraço e até a próxima!
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