Com ideias criativas e inovadoras as empresas e os
profissionais de vendas estão vendendo mais e melhor. A criatividade das
pessoas do seu time e de todos juntos vale ouro!
Os avanços em novos produtos, bens ou serviços, e
novas tecnologias, qualidade, preço e formas de pagamento já tem mais
dificuldade de serem diferenciais atrativos. O/a profissional de vendas pode
fazer muita diferença neste contexto, principalmente na forma como encontra e
aborda os clientes, apresenta sua proposta, negocia, supera objeções e fecha as
vendas. Por este motivo desenvolver o trabalho de vendas com criatividade e
inovação é um requisito primordial para quem deseja vender mais e melhor. Com
ações criativas é possível organizar, melhorar, baratear, esclarecer e resolver
problemas, além de encontrar soluções mais fáceis e melhores.
Estamos vivendo a era do
cliente eternamente insatisfeito e precisamos de talento para identificar
anseios dos clientes e criar ações inovadoras para satisfazê-los e superar suas
expectativas.
Para ser criativos não
devemos tentar inventar nada revolucionário, mas devemos encontrar soluções
melhores e mais eficientes. Resolver problemas do dia-a-dia de forma mais
criativa é mais animador, gera bons resultados e está ao alcance de todos. As
pessoas que colocam mais ideias criativas em prática conseguem melhores
resultados e este é o motivo para buscarmos mais criatividade e inovação.
Precisamos acreditar em
nosso potencial de fazer mais e melhor, mais prático, mais rápido, mais
completo, mais fácil, mais agradável, mais inteligente, mais motivante e mais
econômico. Eliminar a ideia de “manter por que sempre foi assim” de qualquer
pessoa do time. É preciso mudar porque tem maneiras mais eficientes de fazer o que
vem sendo feito, dependendo da capacidade criativa e inovadora da sua equipe.
Não basta só ter vontade,
se esforçar, correr e “suar a camisa”, pois a criatividade vem sendo um dos
componentes mais importantes no processo de vendas. Ações que fogem do
convencional para abordagem e fechamento de vendas, vão funcionar melhor porque
os clientes sempre esperam algo diferente que os surpreenda.
Vendedores criativos e
inovadores são observadores, curiosos, informados, fazem conexões, questionam,
têm iniciativa, proatividade, não se contentam com apenas uma alternativa e
sempre estão em busca de melhorias. Com criatividade é possível responder de
diferentes formas, os mesmos problemas, além de identificar e promover
oportunidades de novos negócios.
Em vendas é preciso ter
“jogo de cintura”, e você já deve ter ouvido isso muitas vezes, mas nem todos
se dão conta de que a orientação é para ser sensível às necessidades e desejos
do cliente para perceber todas as oportunidades. É necessário pensar em
maneiras diferentes para procurar potenciais compradores, se apresentar, falar
de sua empresa e de seus produtos, descobrir novas ideias para enfrentar
objeções e fechar as vendas. Para desenvolver sua criatividade você deve
exercitar o cérebro com atividades e atitudes que saiam da rotina. Mude e não
tenha receio de experimentar outras formas de chegar nos clientes desejados.
Não se acomode, acompanhe as mudanças que acontecem com os seus clientes, na
empresa e no mercado. Descubra como a sua empresa e os seus clientes desejam
que você coloque a sua criatividade em prática.
Acredite que você pode
ser mais criativo e inovador. Se convença de uma vez por todas, lembrando
sempre que você pode encontrar soluções mais criativas. Tire pelo menos 15
minutos do seu dia para pensar em maneiras diferentes para realizar o seu
trabalho, o atendimento ao cliente e as etapas da venda. Não espere que a
criatividade surja espontaneamente. Se você está com o modelo mental
direcionado para fazer sempre a mesma coisa e do mesmo jeito, será bem mais
difícil ter novas ideias.
Se você tiver alguma
ideia para por em prática mais tarde, não deixe de anotar, pois além de evitar
se perder, também estimula o processo criativo. Finalizando, coloque em prática
as suas ideias. Um dos principais motivos do bloqueio da criatividade é o medo
de errar. Todavia o erro é entender que é preciso estar totalmente seguro de
que vai dar certo. Sempre existem caminhos diferentes e mais interessantes.
Um abraço e até a próxima!
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