O
bacharel em administração, especialista em
Marketing e Mestre em Engenharia de Produção, Marcelo Blume, em entrevista ao Jornal das Missões, dá algumas valiosas
dicas de como as empresas podem fazer melhor uso dos recursos extras que
circulam no final do ano, provenientes do 13º salário pago aos trabalhadores.
Também, dá algumas orientações para que lojistas ampliem suas vendas de forma
permanente. Marcelo Blume também é professor de graduação da Unijuí e outras 15
instituições do RS e SC em cursos de especialização. É sócio e consultor da
Referenda Consultoria, palestrante, pesquisador e escritor, com 42 artigos
acadêmicos e quatro livros publicados na área de gestão. Confira abaixo a
entrevista:
JM – O que as
empresas devem fazer para incrementar suas vendas neste final de ano?
Blume – Há muito
o que se pode fazer neste momento em que a cada ano mais e mais pessoas
consomem mais. Todavia, agora o lojista vai “colher” uma parte do que “plantou”
ao longo do ano através dos relacionamentos, do investimento em fidelização, em
atendimento, marca e imagem.
Neste sentido algumas coisas só poderão ser feitas para o
ano que vem, pois o fim de 2012 está aí e você deve planejar o seu 2013. Mas
vamos a algumas atitudes de efeito imediato: revise a fachada e veja se está
limpa, bem cuidada e bem iluminada! Ainda dá para melhorar alguma coisa? Então faça
rápido! Revise a vitrine varias vezes por dia e veja o que pode ser feito para
melhorar. A organização da loja, a exposição de produtos e a limpeza são parte
do que o cliente compra. Organize bem a exposição de produtos de acordo com as
orientações do merchandising. Reforce a iluminação dirigida aos produtos e dê
uma boa analisada na sua equipe pensando na qualidade do atendimento,
entusiasmo e também se a quantidade de pessoas é o suficiente para atender ao
aumento da demanda.
Em nossas pesquisas com consumidores, os casos de mau
atendimento, incluindo o descaso com o interesse do cliente, deixam transparecer
muitas vezes que determinadas lojas ou determinados vendedores não estão
interessados em vender. Muitas vezes isso ocorre por cansaço, ou por
pré-julgamentos de que cliente com determinada imagem não vai comprar nada! Muitas
destas situações é onde se perdem vendas importantes! O lojista deve estar
muito atento a isso e acompanhar bem a
sua equipe, conversando observando, apoiando e orientando. Estímulos na renda
dos profissionais são importantes, mas não deve ser esquecido do conforto, do
apoio e orientação a sua equipe que garantirá os resultados da sua empresa para
os próximos meses.
JM – Muitas vezes
lojas de segmentos semelhantes oferecem produtos semelhantes ao consumidor. O
que os empresários devem fazer para que o consumidor venha para a sua loja e
não para o concorrente?
Blume –
Primeiramente, a localização é um ponto fundamental para ser a loja “escolhida”,
considerando o estacionamento, a proximidade com outras lojas onde o cliente faz a
comparação e facilidade de acesso. Depois, a fachada precisa estar bem cuidada
e chamar a atenção do cliente que o lojista quer atrair. A vitrine deve ser
trocada com uma periodicidade adequada para o ponto, atividade e segmento alvo,
tendo sempre um número limitado de produtos expostos, além de uma iluminação
adequada tanto para a noite, quanto para o dia. Ao longo do dia para evitar que
o reflexo a claridade extrema dificulte a visão dos seus produtos, deve-se
reforçar a iluminação sobre os produtos e de cima para baixo, bem próximo ao
vidro da vitrine. A fachada e a vitrine são o outdoor da loja, sendo uma grande
mídia do varejo. A imagem mental que as
pessoas têm da loja também é fundamental para os clientes escolherem esta o
aquela loja e neste aspecto o nome, a identidade visual da loja, o atendimento
e os comentários de outros clientes são decisivos para ganhar ou deixar de
ganhar clientes.
A tecnologia pode auxiliar a reduzir filas, estimular
compras, agilizar o atendimento e ainda pode dar tempo de investir nisso.
Pesquise, pois há soluções muito interessantes e prontas para seu negócio!
Chegou aquele momento em que fica mais evidente que todos
os setores são concorrentes entre si, pois podemos presentear com flores,
perfumes, jóias, roupas, brinquedos, jogos, equipamentos, utensílios, bebidas,
comidas, móveis, viagens, cursos, veículos... Por isso, você precisa mostrar que
o que você vende é a melhor opção entre todas estas!
JM – Que diferenciais
são levados em conta pelos consumidores na hora de escolher um produto, como um
presente de Natal?
Blume – Todos gostamos
do melhor, mesmo que nem sempre estamos dispostos a pagar o que é cobrado. O
cliente moderno quer o melhor, quer agora e pelo menor preço possível e nossas
lojas precisam estar preparadas para isso. Presentes que possam emocionar de
alguma forma, seja com entretenimento, beleza, carinho, conforto, proximidade,
entre outros tendem a ser preferidos nesta data.
Mostrar benefícios que seus produtos proporcionam,
envolvendo de alguma forma possível a emoção, podem auxiliar na inclusão de
mais produtos na opção pelo presente a ser oferecido a familiares, amigos e
colegas.
JM – Que ramos de
negócios ficam em evidência nos meses finais do ano?
Blume – O varejo
de bens duráveis tem uma procura maior, sem dúvidas, mas nos últimos anos temos
percebido que todos os setores têm aumento de demanda pela procura do
consumidor final, ou pelo fornecedor do cliente, ou ainda pelo fornecedor do
fornecedor. Podemos dizer que toda a cadeia produtiva tem um incremento
significativo com as vendas do fim de ano. Algumas pesquisas mostram que os produtos
eletrônicos como tablets, smartphones e jogos eletrônicos estão atraindo o
interesse de pessoas de todas as idades e faixa de renda. Os produtos
importados como alimentos e bebidas de inúmeras nacionalidades também aparecem
em determinados segmentos. Ainda, há espaço crescente para presentes que fogem
do convencional, como produtos alternativos que marcam pela criatividade, bom
gosto, alinhamento com propostas e apelos de ecologicamente corretos, naturais
artesanais, culturais, dentre outros.
Aproveito para lembrar que o grupo de Pesquisa em Gestão do
Varejo da Unijuí, da qual faço parte, está iniciando pesquisa sobre os planos
dos consumidores da região para os presentes de Natal. Os resultados devem ser
apresentados nas próximas semanas e os lojistas podem ficar atentos para se
prepararem melhor.
13
º salário deve dar incremento de R$ 131 milhões na economia brasileira
Os meses de novembro e dezembro são épocas em que é pago o
13º salário aos trabalhadores. “Os cálculos di DIEESE apontam para um
incremento na ordem R$ 131milhões na economia brasileira, representando 3% do
produto interno bruto, com mais de 80 milhões de trabalhadores, aposentados e pensionistas
beneficiados. O número é o maior até hoje registrado, em função do aumento do
número de empregados e de empresas formalizadas. “As pesquisas mostram que
parte dos consumidores já fizeram compras com parte deste recurso, pois os
lojistas criaram nos últimos anos vários atrativos para que o consumidor
adquira produtos para pagar o 13º salário. Por tanto, agora é hora de receber o
pagamento de parte disso que já foi vendido”, destaca Marcelo Blume.
“Costumo dizer que a melhor hora de vender é agora, uma vez
que a maioria das compras são emocionais e por impulso. Por isso, o lojista e
sua equipe de vendas podem aproveitar o momento onde o cliente está com
disponibilidade maior de recursos, para um estímulo a levar o produto na hora e
pagar no dia em que receber o 13º”, explica.
Por
fim Marcelo Blume explica que “o desconto no pagamento à vista ainda atrai
muitos consumidores e este argumento pode ser utilizado se o lojista quiser
disponibilidade imediata. Todavia, cada vez mais o consumidor está atento para
saber o que é mais vantajoso para ele e pagará à vista somente se houver uma
diferença atrativa”.Fonte: Jornal das Missões - Caderno Especial "Vitrine de Fim de Ano" (Santo Ângelo 22 de novembro de 2012)
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