Ao preparar uma aula de Comunicação digital, marketing eletrônico e e-commerce, para esta sexta-feira e sábado para turma de Especialização em Marketing e Branding da URI campus de Frederico Westphalen, lembrei de muitos pontos que gostaria de compartilhar com os amigos leitores. A mobilidade está se consolidando como uma das mais fortes tendências dos últimos tempos no setor. Várias fontes como a Odig-net (2012) indicam que até 2016, o Brasil será o quarto país no uso de smartphones, e isso significa mais pessoas acessando a internet móvel. Por isso é fundamental você desenvolver o seu planejamento incluindo o marketing eletrônico e o e-commerce na sua atividade. É preciso desde adaptar os sites aos recursos móveis, como smartphones e tablets, até repensar a forma de se apresentar nestes canais de comunicação e vendas. Estão disponíveis para o Brasil tecnologias que permitem o auto-ajuste do site nas telas desses aparelhos, então, revisite o seu site e pense como tiver melhor proveito dessa tendência.
As pesquisas mais recentes da Câmara e-Net
(2012) mostram que o número de compras na internet via aparelhos móveis cresceu
400% no primeiro semestre de 2012. Os pesquisadores entendem que esse número tende
a crescer nos próximos anos e por isso, é fundamental que os profissionais em
marketing deem uma atenção diferenciada para seus sites de e-commerce. O grande
desafio do varejo, entretanto, é adaptar suas lojas virtuais para aparelhos
móveis, facilitando cada vez mais a navegação, compra e pagamento quando usados
em tablets e smartphones.
Algumas mudanças importantes são necessárias para aproveitar as
tendências do marketing digital, seja em 2013 ou nos próximos anos. É
necessária uma flexibilidade e adaptabilidade por parte dos profissionais envolvidos
na área. Também é importante que profissionais saibam posicionar o marketing
digital na estratégia da empresa, planejando e executando ações, mas
principalmente mostrando os resultados que podem ser alcançados e da mesma
forma, conforme forem sendo obtidos, visando reforçar o apoio da Direção a médio
e longo prazo ao seu projeto de marketing eletrônico.
parabéns pela iniciativa de montar um blog e orientar internautas, é disso que o país precisa.
ResponderExcluirE também tive minhas decepções, analfabeto digital e no mundo dos negócios, montei 2 eu me tiraram o couro, para não dizer as calças, como diria Thomas Friedman, “1-è muito difícil ter uma empresa rentável
; 2 – é muito, mas muito difícil, ter uma empresa rentável dentro dos padrões legais ; 3- é muito, muito, mas muito difícil mesmo montar, manter e fazer render uma empresa.
Hoje eu tenho um CIDEI da Frankia Virtual, quem idealizou foi um judeu brasileiro Claudio Marcellini, gênio da TI, não ficarei rico, mas tiro de 3 a 4 mil por mês em média, investi cerca de 45 mil, então me renda 10x o que renderia uma rendafixa, e não tenho custos fixos, acho que futuro mais do que no presente, o diferencial vai estar no custo operacional e não nas vendas.
Um abraço e boa sorte.