Para iniciar o nosso contato
desta semana compartilho frase do prof. Dr. Dado Schneider (PUCRS) “Mudar não é
gostar do que está acontecendo, mas entender o que está acontecendo e se
adaptar.” Até onde estamos aceitando e nos adaptando e quanto resistimos ao
novo, com os mais diferentes argumentos, alguns deles desculpas, para não nos
desacomodarmos?
Com o aumento
vertiginoso da influência das mídias sociais na vida das pessoas, quem ainda
não possui um blog corporativo deve estar avaliando esta possibilidade em seu
planejamento. No livro Manual de Marketing em Mídias Sociais (2010),
Barefoot e Szabo, apontam os objetivos que devem levar uma empresa a ter o seu
blog.
Fomentar o relacionamento com os clientes: Os clientes desejam ter diálogos francos e em tempo hábil com uma
empresa. Eles querem maior acesso e mais informações sobre as atividades da sua
organização. Os blogs podem funcionar mais para aumentar a boa vontade do para
instruir os clientes, de maneira informal, sobre os novos conceitos e as
tendências do setor de atividade da sua empresa.
Solicitar retorno do usuário: Aqui está uma verdade antiga da internet: se você não oferecer aos
seus clientes um lugar para falarem sobre os seus produtos, eles vão criar seus
próprios lugares. Empresas inteligentes permitem diálogos abertos com o seu
público, assegurado poder “controlar” ou supervisionar o máximo possível essa
online.
Recrutar novos empregados: Os blogs de uma empresa devem refletir
a cultura organizacional. Blogs escritos por empregados entusiasmados ajudam os
interessados em trabalhar na empresa a terem uma visão mais aprofundada de sua
organização.
Pesquisar os mercados: Blogs fornecem um local ideal para se experimentar novas ideias e
promover novos recursos para seus colaboradores mais apaixonados. Esses são os mais prováveis leitores de seus blogs.
Você obterá retorno imediato e geralmente bem informado. Blogs podem ser um
grupo de foco sem a necessidade de se pagar o aluguel de uma sala e distribuir
salgadinhos, por exemplo.
Fornecer suporte técnico: Os blogs podem se tornar outro canal para a sua equipe de suporte
se comunicar com os usuários.
Conectar-se a jornalistas, analistas e blogueiros
da sua área: Jornalistas e analistas estão entre os primeiros consumidores de blogs
e do RSS. Além disso, muitos blogueiros se tornaram, para todos os efeitos,
jornalistas em suas áreas de conhecimento.
Implementar
controle de danos: Para empresas de todos os tamanhos, os blogs são
ferramentas de implementação rápida para controle de danos. Isso é, em parte,
devido ao seu sistema de publicação, por meio de um botão, mas também por causa
da transparência e autenticidade que os blogs tendem a promover.
Melhorar a comunicação interdepartamental: Quando
diversas equipes participam do blog de uma empresa, você incentiva a troca
natural de informações entre elas, assim como uma melhor percepção sobre os
outros projetos da empresa.
Aumentar o perfil da equipe: Blogs
podem ajudar os talentos dentro da sua empresa a brilhar e fazê-los se sentir
reconhecidos pelas suas contribuições.
Como
você pode ver, um blog pode ter vários objetivos para a sua organização. Caso
atender a um, ou a mais de um deles, lembre-se que é importante ter relevância
e atualização periódica. Atendido a estes critérios, distribua as
responsabilidades e boas publicações!
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