Dicas de como
atender e vender por telefone existem muitas e aproveito para compartilhar aos
leitores o que orienta Jeffrey Gitomer, em a Bíblica de Vendas (2011). Este
autor como outros, orienta que devemos sempre sorrir, enquanto falamos ao
telefone, pois isso é percebido pelo interlocutor (mesmo sem ver você). Não
esqueça de dizer o seu nome e de que empresa você está falando. Vá direto ao
ponto sendo objetivo nas duas primeiras frases. Diga o que você quer, de modo
sucinto e agradável, mas não esqueça de acrescentar um pouco de humor. Ofereça
ou peça ajuda e diga que você tem informações importantes. Seja persistente,
independentemente de qual for o objetivo que o levou até a pessoa... persista
até consegui-lo.
Sabe-se que muitos profissionais
erram ao perguntar se a pessoa recebeu as informações que foram enviadas. O
melhor é dizer que está ligando para complementar as informações enviadas, e
para explicar melhor e por isso gostaria de conversar pessoalmente por alguns
minutos. Esta comunicação vai funcionar de forma mais positiva e pode despertar
mais interesse no que você está propondo. Gitomer sugere algumas boas frases
para abrir uma fala ao telefone como: “Estive pensando no que vocês fazem...”,
“Tenho uma solução para vocês...”, ou ainda “Tenho algumas informações importantes
que produzirão um impacto positivo na sua empresa.”
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