quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Reforçando a sua proatividade



                Um dos pontos que os profissionais necessitam investir individualmente é a sua proatividade, pois muitos se perdem na reatividade. Quem investe em autoconhecimento deve saber que gerenciar a si mesmo é algo desafiador para muitos profissionais. No mercado de trabalho, este atributo é frequentemente exigido e valorizado, principalmente em setores que buscam resultados. Sabe-se também que os profissionais que tem esta postura influenciam positivamente a equipe da qual fazem parte, ou lideram.
                A consultora Adelaide Lancaster apresentou algumas dicas na Revista Bens & Serviços (maio/2012 p. 32):
- Separe as tarefas imediatas de projetos futuros: não considere imediatas todas as suas atribuições. Aquelas que se enquadram no rol das imediatas também são menores e com porte para serem concluídas em menos tempo, otimizando o fluxo de trabalho para atividades mais importantes e que necessitam de mais tempo;
- Liste o que sabe e o que não sabe como resolver: quando não se consegue decidir por onde começar o ideal é parar para analisar o que se sabe fazer e o que precisa de mais informações.
- Tenha compromissos, mesmo que sozinho: ter um calendário de prazos faz o fluxo de trabalho andar. Mesmo quem é chefe de si mesmo deve ter compromissos, ainda que seja reservar um tempo na agenda para organizar as próximas datas e tarefas.
- Saiba hoje qual será o foco de amanhã: vale desenvolver um plano de ação para organizar os pensamentos. Estar preparado evita surpresas desagradáveis, permitindo trabalhar de maneira proativa e não reativa.
                 Ótimos negócios a todos! Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...