A frase para
refletir sobre a sua empresa nesta semana é de Jeffrey Gitomer “O ponto certo é
como um elevador. Ele irá até o último andar, mas só funciona se você apertar o
botão certo.”
Nesta
sexta-feira e sábado trabalharei com uma turma de Especialização em Gestão de
Pessoas da FEMA a disciplina Comunicação e relacionamento interpessoal e ao
preparar a aula lembrei de muitos pontos que gostaria de compartilhar com os
amigos leitores. É fácil constatar que por desconhecer o funcionamento das
emoções humanas, ou por pura inconsequência, são gerados muitos problemas de produtividade,
disciplina, motivação, planejamento, qualidade e organização no trabalho. Numa
organização que não possui uma boa comunicação corporativa se verifica a
corrosão de estruturas saudáveis e a inviabilização de projetos de longo prazo. A ideia
(ingênua) de que a simulação da perfeição, seja forjada no discurso, ou na
imagem, basta para silenciar as vozes dissonantes, não é apropriada. A emoção e
os sentimentos que podem ser originados pela comunicação, seja ela formal, ou
informal, diante da realidade, servem de guias internos e ajudam a comunicar
aos outros o que se pensa naquele momento, segundo pesquisas de Egger-Moellwald
(2011).
Desta forma,
mesmo que de forma simples, você precisa fazer uso de reuniões periódicas,
murais, atrativos visuais, e-mail, intranet, avisos em pontos estratégicos como
o relógio ponto e outros vários meios que podem ser criados para a realidade do
seu grupo. O importante é oferecer uma variedade de meios para se comunicar,
lembrando que quanto maior o grupo, mais diversidade de formas de comunicação
devem haver.
Em
qualquer das formas de comunicação, devem ser levados em conta a ordem e as
etapas necessárias para um bom efeito da comunicação como: 1º chamar a atenção,
2º gerar interesse, 3º despertar desejo pelo que estamos comunicando e 4º
provocar a ação deseja por quem comunicou. Faça uma breve análise da
periodicidade das reuniões com sua equipe, também da forma como ocorre a
comunicação nestas reuniões e ainda os murais, os e-mails, os cartazes, a
sinalização interna, as conversas informais e possivelmente vai encontrar
vários pontos que possam ser melhorados para a comunicação da sua organização.
Com uma comunicação melhor, os relacionamentos vão se desenvolver melhor, a
partir da clareza das informações, da abertura para uma maior expressão das
ideias e do aumento dos níveis de confiança.
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