Para a reflexão desta semana sugiro
a frase de Eleonor Roosevelt que lembra que a criatividade sempre significa
fazer o que não nos é familiar.
O estudo global Digital Shoppers Relevancy ouviu 16 mil consumidores em
16 países diferentes e aponta mudanças
significativas e a rápida inovação dos canais de varejo tradicionais e
eletrônicos, de acordo com a preferência dos consumidores.
O relatório mostra que os
consumidores não são fiéis a um único canal e esperam uma integração entre
lojas on-line, mídias sociais, soluções móveis e lojas físicas. 60% dos
respondentes declararam que esperam que a convergência dos canais se torne uma
regra até 2014, quando a experiência de compra unificada será comum. No
entanto, isso será um desafio, já que mais da metade dos consumidores disseram
que a forma como os varejistas, em sua maioria, posicionam-se atualmente nos
diversos canais, não é consistente.
O Brasil está na lista dos
países que detém uma evolução mais significativa em consumo por meio de canais
digitais, junto com China, Índia, México, Turquia e Rússia, confirmando que os
países em desenvolvimento têm avançado mais rápido nesses processos do que as
economias tradicionais.
Os consumidores estão mais
inclinados a usar canais digitais ao comprar produtos eletrônicos de alto
valor, em comparação com outras categorias (eletrônicos comuns, moda,
alimentação, materiais de construção, saúde e cuidados pessoais). Em todos os
países, 54% dos entrevistados realizaram compras on-line de eletrônicos nos
últimos seis meses e 59% dos consumidores digitais nessa categoria são homens.
“Mais de 2/3 dos clientes
digitais no Brasil, Índia, México, China e Turquia disseram que estão
interessados em conhecer novos produtos nas redes sociais e blogs. Isso
significa também que existem grandes oportunidades para os investimentos no
mercado de varejo e empresas de bens de consumo no Brasil”, comenta o
Executivo Chefe da Capgemini (empresa responsável pelo estudo) no Brasil, José
Luiz Rossi.
Destacam-se outras conclusões
do estudo:
- o website é o canal mais importante em um
processo de compra, para 80% dos consumidores dos países em desenvolvimento, e para
63%, em países desenvolvidos. No entanto, canais como mídias sociais,
aplicativos de celulares e quiosques dentro das lojas estão se tornando cada
vez mais populares como canais de varejo alternativos;
- mais da metade dos consumidores disseram
acreditar que, até 2020, as lojas físicas se tornarão apenas showrooms de
produtos que poderão ser selecionados e encomendados;
- 73% dos consumidores disseram acreditar
que os preços são mais baixos nas lojas virtuais do que nas físicas;
- 56% dos entrevistados gastam mais em uma loja
física se tiverem realizado pesquisas prévias sobre o produto em canais
digitais;
- 61% dos consumidores responderam que querem que
as lojas on-line se lembrem de seus históricos para agilizar as compras, mas só
41% querem ser identificados via smartphone ao entrar em uma loja física.
Sabendo
destas informações você pode planejar a inovação nos seus negócios de varejo
para 2013, diversificando e integrando cada vez mais os diferentes canais de
vendas e de comunicação com seus clientes.
Um abraço e o desejo de ótimos negócios
a todos!
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