A pergunta é para ser provocativa e até incomodar
um pouco enquanto cada leitor encontra a melhor resposta para o seu caso.
Muitas vezes esta pergunta serve para uma boa reflexão nas nossas empresas e
instituições.
Sabe-se que muitos se esmeram em atender da melhor
maneira os pedidos de seu superior e nem sempre tem o mesmo cuidado com os
clientes. Todavia, quem paga a todos numa organização estatal é o cidadão,
através dos impostos e em todas as demais organizações, é o cliente. Por estes
motivos pode-se clarear o fato de que a maioria das vezes é aquele quem está
sendo atendido que paga pelo nosso trabalho e tudo o que há nele.
A reflexão também é boa se pensarmos que numa
organização atendemos o cliente, ou a quem atende o cliente, que no caso seria
o seu colega. Quem garante a alimentação da nossa família, estudos dos nossos
filhos, nossos passeios, nosso lazer, nossos tratamentos de saúde, nossas
compras são aqueles a quem atendemos. O mesmo vale para as funções públicas, onde
a renda vem dos tributos e taxas pagos muitas vezes diretamente por aqueles que
o servidor atende.
O entendimento de que é o cliente que garante nossa
sobrevivência e as nossas conquistas parece muito óbvio quando ouvimos ou lemos
algo assim. Todavia, ao analisarmos como agem alguns, poucos ainda bem, fica
evidente que ignoram completamente o motivo que os faz ou que os impede de
gerar mais e melhores negócios. No caso de uma instituição pública que não
atende bem, o cidadão passa a ser um refém daquela situação. No entanto, nos
demais casos, o cliente tem o poder de reduzir a renda e até o emprego de quem
não o trata bem, simplesmente deixando de comprar, ou frequentar o
estabelecimento.
Recebi dias atrás uma mensagem com uma frase do
ex-presidente dos EUA, Barack Obama, quando diz “Livre-se dos bajuladores.
Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra.” É uma dica
bastante direta e prática para todos, independente da posição de gestor ou
colaborador. Ter colegas, lideres ou liderados que aplaudem e elogiam é
confortável e muito agradável. Contudo, quando há alguém por perto que não avisa
quando temos opiniões e posições equivocadas nem quando há erros de fato, é
preciso se perguntar qual o motivo que os mantém na equipe, para o que eles
servem.
Algumas empresas têm feito esforços frequentes
para lembrar as equipes que são os clientes e usuários que lhes mantém no
emprego, que geram renda para eles e receita para a organização. A consciência
de que melhores resultados aparecem quando são gerados melhores resultados para
quem está sendo atendido precisa ser disseminada nas equipes.
Independente da posição na equipe e a atividade da
organização, lembrar a todos que os resultados vêm dos clientes, pode auxiliar
em muito o entendimento do que é uma boa organização e efetivamente, obter
melhores resultados.
Aproveito o
espaço para desejar sucesso e ótimos negócios aos amigos leitores! Um abraço e
até a próxima!
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