A carreira profissional há tempos
deixou de ser comparável a uma escada embora ainda há muitos com esta imagem
mental. Atualmente as carreiras
funcionam de diferentes formas e linearidade foi deixada de lado. A melhor
comparação com a carreira de hoje seria um jogo de dominó, ou tabuleiro de
xadrez, ou ainda um labirinto, ao invés da escada.
As
carreiras profissionais mais modernas estão cheias de movimentos que vão para o
lado, para a frente, em diagonal e eventualmente para trás, pois as vezes faz
sentido e é preciso. Uma carreira profissional contemporânea deve ter um portfólio
de projetos com aprendizagem de novas habilidades, aquisição de novas
competências, desenvolvimento de novas capacidades, crescimento conjunto com
colegas de trabalho, e principalmente reinventar-se constantemente, como uma
marca de sucesso.
Boas experiências além de muito divertidas,
geram aprendizado valioso, enriquecem o currículo e são bem vistas pelos
recrutadores de talentos. Procurar projetos interessantes, desafiadores,
provocantes na maior parte da vida, é melhor do que buscar linearmente cargos
como gerente, coordenador, supervisor, pois estes muitas vezes são sinônimos de
"beco sem saída". Dependendo da hierarquia da organização, se der
certo há acomodação naquele posto de liderança e se não der certo, teria que sair
da organização, pois dificilmente há clima para voltar a ser colega dos que
recém foram subordinados.
Ver-se como uma marca que se valoriza ao ter
investimentos constantes para ganhar relevância, atratividade e maior impacto
em suas áreas de atuação é o que tenho indicado a estudantes, colegas e amigos.
Uma dica é escrever a missão, visão de futuro e negócio da sua marca
profissional. Esta ação pode deixar mais claro algumas respostas para dúvidas
que muitos profissionais possuem como ganhar reconhecimento por suas
habilidades como um técnico ou prospectar
novas idéias para o mercado? Também é uma oportunidade para a sua própria definição
pessoal de sucesso como dinheiro, ou poder, ou fama, ou fazer o que você ama,
ou ainda, tudo isso junto? Convivo diariamente há 28 anos com profissionais em
formação, e em qualificação de suas carreiras. No meu entendimento, aqueles que
conseguem ter mais claro para si as respostas destas questões anteriores
conseguem mais facilmente oportunidades de trabalho ou projetos que se encaixam
no que desejam para suas vidas.
Cada um de nós tem uma marca pessoal iniciada
ao nascer, como “Fulaninho/a, filho do Beltrano”, que vai sendo construída a
partir das causas que abraçamos, do que fizemos ou deixamos de fazer. Ser um colega
admirável pela parceria, solidariedade e profissionalismo deve estar em
primeiro lugar nesta busca, seguida de ser um especialista excepcional em algo
que tem valor real para a organização e para as pessoas. Em terceiro lugar, é
importante ser um visionário positivo, perspicaz, um mentor de outros colegas e
em quarto lugar é preciso ser muito persistente por resultados efetivos, que
possam facilmente ser comprovados e percebidos.
Você, eu, nossos colegas, temos e somos marcas,
das quais estamos na gestão. Uma marca profissional bem construída tem alta
empregabilidade e alto potencial para empreender com sucesso. Quem tem uma boa
marca profissional pode desejar mais da sua carreira, da sua renda, com menos
tensão sobre as oscilações do mercado de trabalho. Uma marca pessoal forte é a
garantia de mais tranquilidade, mais satisfação pessoal, mais reconhecimento de
colegas e amigos, mais prestígio e mais convites para atividades diversas, aumentando
as oportunidades e possibilidades.
Sabemos que não há um caminho único para o
sucesso e não há um caminho certo para qualificar a marca chamada você, mas é
fundamental entender que construímos nossa marca pessoal e profissional com
escolhas, atitudes, fazendo e deixando de fazer um conjunto de coisas ao nosso
redor. Quem ainda não havia pensado nisso pode começar hoje, pois sempre é
tempo!
Um abraço e até a
próxima!
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