Tirar aquela
vontade de ter seu próprio negócio do campo das ideias para transformar em
realidade é a maior barreira que as pessoas encontram e é o que geralmente
diferencia um empreendedor das outras pessoas. Ideias de novos negócios, novos
produtos, assim como a visão de mais e novas oportunidades, muita gente tem.
Iniciativa, atitude e coragem para colocar as ideias em prática bem menos gente
possui.
Muita gente pensa
que precisa encontrar algo totalmente novo para iniciar um negócio, mas muitos
dos melhores e maiores negócios existentes, não surgiram de ideias originais,
pois antes deles já havia outros negócios similares, nos quais se inspiraram
para fazer um novo negócio em outro lugar, ou melhor, ou maior. Há efetivamente
muitas oportunidades para novos negócios em atividades já existentes e que
carecem de mais negócios, de inovação em distribuição, atendimento, conveniência,
amplitude geográfica de atuação, diversificação de produtos, dentre outros.
Um motivo apenas,
seja ele qual for, não é o suficiente para montar um negócio. Os motivos devem
ser vários como aumentar a renda, oferecer algo as pessoas gostariam, precisam
e não tem o suficiente, realizar um sonho, auto empregar-se, ter mais autonomia
pessoal e profissional, empregar gente da família, dentre outros.
Os motivos pelos
quais um negócio entra em dificuldades e “fecha as portas” também são sempre
vários. Ninguém fecha um negócio por um único motivo, pois é um conjunto de
coisas que vão se sobreponto, aumentando a dificuldade até que se decide pela
formalização do encerramento de atividades.
A atual situação
econômica do Brasil abre espaço para o crescimento do empreendedorismo. Segundo
a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), escritório de pesquisa que
avalia e fornece informações monitoradas frequentemente sobre empreendedorismo,
3 em cada 10 brasileiros adultos (entre 18 e 64 anos), possuem uma empresa, ou
estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. A pesquisa indica ainda
que esta taxa cresceu de 23% em 2005, para 34,5% até 2015. O incentivo das
instituições de ensino, falando mais sobre o assunto e incluindo disciplinas de
empreendedorismo, assim como o apoio das incubadoras de novos negócios, a ação
de muitas entidades, as diversas ações governamentais e até o desemprego são
pontos que estimularam mais a criação de novos negócios.
Ter um emprego é
confortável, seguro, com baixo risco, principalmente se for público. Todavia,
para quem não valoriza tanto o conforto, a segurança e tem confiança na sua
capacidade de assumir riscos e superar as dificuldades, ter um negócio próprio permite
sonhar muito mais alto. Sonhar com mais renda, com acesso a melhores condições
de vida, maior liberdade, é o que estimula muitos a concretizarem suas ideias.
A ideia de um
produto, de um negócio, só tem valor quando colocada em prática. Todavia, antes
de investir, é preciso se certificar se o negócio é viável e principalmente, em
que condições ele se torna viável. É indiscutível que os negócios que “quebram”
nos primeiros meses ou anos, têm na baixa qualidade das análises de mercado ou
até na falta delas e do estudo de viabilidade financeira, a principal causa.
Fazer um bom plano de negócios, ter disciplina para seguir o que foi analisado
e planejado no plano de negócios, ter motivação para superar as dificuldades
que surgirem, são fundamentais para o negócio surgir, crescer e se
desenvolver.
As famílias tem um
papel crucial no estímulo, ou desestímulo ao filho que vai crescendo e ouvindo
o que os pais e os familiares pensam sobre o futuro dele. Em geral, por
superproteção, muitas famílias passam os anos da infância e adolescência
dizendo aos filhos que devem estudar para concursos públicos, ou se preparar
para trabalhar em “tal” lugar. Quando este jovem se deparar na escola,
faculdade ou outra entidade com algum programa de estímulo ao empreendedorismo,
terá uma resistência já construída, para querer ter um negócio. Para termos
mais empreendedores e de sucesso, precisamos iniciar em casa, com estímulos
positivos diversos, que propiciem o convívio com bons exemplos de
empreendedores e negócios.
Um abraço e até a
próxima!
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