Amigos, quando tiverem problemas pessoais, procurem ajuda e encaminhem
logo antes que haja um desgaste maior. Se tiverem problemas de gestão, resolvam,
pois quem é gestor, proprietário, executivo de um negócio tem por função liderar
e decidir. Todos esperam isso de um líder e gestor, que precisa assumir o seu papel.
A empresa que tem
problemas de gestão (quem não tem?) precisa focar nas soluções!
Não se reúne uma
equipe para lamentar, reclamar, espalhar o medo e o caos. Isso só vai gerar
comentários negativos dentro e fora da organização. Nestes casos, os melhores
colaboradores vão começar a buscar outras opções e a desmotivação vai corroer o
que ainda está funcionando bem. De nada adianta ficar reclamando e esperando
dos subordinados as soluções que na realidade, somente uma boa liderança tem o
poder para fazer surgir. É preciso que tanto o líder quanto os membros da
equipe assumam seus papeis e caminhem juntos rumo a uma nova fase. Ser mais
crítico com a própria relação de líder e liderados é importante para ir
adiante. Quem mantém relações ruins, acomodando-se nas reclamações ao invés de
desacomodar-se com as ações está doente ou então poderá ficar. Muitas vezes o
maior motivo dos problemas das organizações está numa liderança fraca, omissa, procrastinadora,
desorganizada, que não está qualificada para a complexidade das suas atividades
e para enfrentar o momento da organização, do setor ou da economia.
As vezes ouço ou leio gestores que se queixam de
suas equipes, porém, por vezes os problemas relatados, são vagos, ou
incoerentes e outras vezes com razão, porém, sem agir diferente, não vai se
obter resultados diferentes. Segue algumas sugestões bem simples e conhecidas
que costumam melhorar o desempenho das equipes:
Conversar periodicamente com a equipe: por incrível que pareça,
há equipes que não se reúnem e sem saber, por conta disso, vão gerando mais problemas.
É fundamental ter uma periodicidade semanal ou quinzenal, para reunir as equipes
e estabelecer um diálogo tranquilo e respeitoso onde todos possam falar sem
receio de retaliações, seja na hora ou depois. As falas do líder e de quem mais
falar devem ser transparentes, diretas e objetivas deixando claro o que se espera
da equipe e de cada um. Seriedade e positivismo são duas palavras-chave para agir
coletiva, ou individualmente. Para buscar soluções, gerar comprometimento e
ainda, garantir a participação, a última reunião deve ser sempre uma boa
lembrança.
Boas equipes são qualificadas permanentemente e intensivamente:
A falta de qualificação das equipes gera falta de argumento e de conhecimento e
a consequência são os problemas sentidos na organização. Qualificar é caro, mas
não qualificar é mais caro ainda. Qualificar é arriscado, mas não qualificar é
mais arriscado ainda. Colaboradores bem preparados cuidarão melhor e de mais detalhes
para garantir o melhor atendimento aos colegas e aos clientes.
Não confunda qualificação da equipe com motivação: Há quem parece
confundir a necessidade da equipe aprender, com a necessidade de terem motivos
para agir. A qualificação profissional tem a função de ensinar a fazer melhor
e a motivação deve auxiliar a terem mais e melhores motivos para agirem,
ou seja, mais vontade de fazer. As duas atividades são fundamentais em qualquer
organização e por isso, é preciso espaços e momentos adequados.
Um abraço e até a
próxima, lembrando ainda, que gente motivada, não sabendo bem o que fazer, pode
gerar uma grande confusão!!
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